InícioSaúdeMáscaras caseiras podem ajudar na prevenção contra o Coronavírus

Máscaras caseiras podem ajudar na prevenção contra o Coronavírus

Aprenda como fazer mascaras caseiras, que funcionam como as compradas em farmácias, com a vantagem de poder usar o que você tem em casa.

- continua após a publicidade -

A Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto orienta, assim como o Ministério da Saúde, o uso de máscaras com produção simples, de pano, que também funcionam como barreiras na propagação da COVID-19.

“Como já é de conhecimento de todos, as máscaras sumiram das prateleiras e, agora, precisamos priorizá-las para garantir a proteção dos profissionais de saúde, que trabalham na assistência às pessoas doentes. O próprio Ministério da Saúde lançará, nos próximos dias, uma campanha digital pela mobilização da população para fabricar as próprias máscaras de pano”, explica o secretário da Saúde, Sandro Scarpelini.

Segundo as informações, para ser eficiente como uma barreira física, é preciso que a máscara tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face. Além disso, o órgão explica que a máscara deve ser de uso individual.

“É importante que a população de Ribeirão Preto permaneça em casa e respeite ao máximo as regras do isolamento social. Entre o dia 6 e o dia 20, viveremos o período de risco máximo de contaminação. Aqueles que precisam sair de casa, seja por estar na categoria de profissionais que constam como essenciais ou em extrema necessidade, ir a uma farmácia ou supermercado, devem fazer o uso das máscaras caseiras”, ressalta Scarpelini.

O Ministério da Saúde elaborou algumas orientações para que a população faça as máscaras com os materiais que têm em casa. Confira a seguir.

diulgação

Saiba como fazer a sua máscara:
• Em primeiro lugar, é preciso dizer que a máscara é individual. Não pode ser dividida com ninguém, nem com mãe, filho, irmão, marido, esposa etc.
• Então, se a sua família é grande, saiba que cada um tem que ter a sua máscara, ou máscaras;
• A máscara deve ser usada por cerca de duas horas. Depois desse tempo, é preciso trocar. Então, o ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano;
• Mas atenção: a máscara serve de barreira física ao vírus. Por isso, é preciso que ela tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face;
• Também é importante ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca. Desse jeito, o pano estará sempre protegendo a boca e o nariz e não restarão espaços no rosto;
• Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Saia sempre com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar;
• Chegando em casa, lave as máscaras usadas com água sanitária. Deixe de molho por cerca de dez minutos;
• Para cumprir essa missão de proteção contra o coronavírus, serve qualquer pedaço de tecido.
Saiba mais em: https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46645-mascaras-caseiras-podem-ajudar-na-prevencao-contra-o-coronavirus.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Grupo Teatral de Ribeirão Preto Apresenta Espetáculo Selecionado para Festival no Chile

O grupo Gitirana Produções apresenta neste sábado, 27 de abril, às 19 horas, no Teatro Santarosa, o espetáculo "Lesados". Esta peça foi selecionada para o 17º FINTDAZ (Festival Internacional de Teatro y Danza) em Iquique

Ser Gentil no Dia a Dia Favorece a Saúde Mental

Um abraço caloroso, um sorriso sincero ou um simples "bom dia" têm o poder de transformar o dia de alguém.

Agrishow vem com tecnologia e novos equipamentos

As mais novas tecnologias serão apresentadas na Agrishow 2024, progame-se

Motorola Edge 50 Pro é Lançado no Brasil com Oferta Especial para o Dia das Mães

O Motorola Edge 50 Pro, conhecido pelo design premium, funcionalidades de primeira linha e recursos avançados de IA, já está disponível para compra no Brasil na Loja Online da Motorola

Agrishow 2024: Informações sobre Mudanças no Anel Viário

Durante a 29ª edição da Agrishow, que acontece entre 29 de abril e 3 de maio, o trânsito no Anel Viário de Ribeirão Preto sofrerá alterações significativas devido ao aumento do fluxo de veículos.
- PUBLICIDADE -