Com casos na casa dos centenas no País, novo coronavírus tem assustado muitos brasileiros.
Até o momento, o número de pessoas infectadas pelo Coronavírus atingiu milhares de pessoas em todo o mundo. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o vírus já causou mais de 6,6 mil óbitos desde o início da pandemia.
Mas há alguma coisa que possamos fazer para nos prevenir? Mudar a alimentação é uma opção?
Alimentação como prevenção: funciona?
Muita gente estava preocupada com eventos e locais com aglomerações se perguntam se fortalecer o sistema imunológico, principalmente através da alimentação, pode ser uma das maneiras de se prevenir contra o novo vírus.
Afinal, investir em alimentos que fortalecem a imunidade, como vitamina C “evitaria” contrair a doença do coronavírus, a COVID-19?
Segundo o infectologista João Prats, da Beneficiência Portuguesa de São Paulo, nenhum alimento ou suplemento isolado é capaz de melhorar a imunidade.
“Vários estudos mostram que um só alimento ou substância não tem diferença no risco de infecções virais”, diz.
Segundo o infectologista, o nosso sistema imunológico é muito complexo e requer mais que um alimento específico para se manter forte.
“O que se recomenda é ter um estilo de vida saudável, consumir alimentos saudáveis, ter um sono adequado, não se estressar muito e fazer exercícios”, diz Prats. “Não vai ser um suco de laranja que vai melhorar seu sistema imunológico. É uma dieta regrada e um estilo de vida saudável.”
CONFIRA OS GRUPOS ALIMENTARES QUE AJUDAM A MELHORAR IMUNIDADE
FRUTAS CÍTRICAS –
“Frutas como laranja, limão, acerola e tangerina apresentam alto teor de vitamina C. Duas ou três porções de frutas já é suficiente para suprir a necessidade diária. Por outro lado, não é recomendado uma suplementação maior de vitamina C. A Sociedade Brasileira de Infectologia destaca que não é recomendado Vitamina C para o coronavírus até novas informações”.
BEBIDAS FERMENTADAS –
“O segundo grupo que merece destaque são as bebidas fermentadas. Iogurte e kombucha. As bebidas possuem probióticos, que são bactérias que proporcionam benefícios e vão colonizar nosso intestinos, inclusive melhorando a resposta imunológica”.
VEGETAIS VERDES ESCUROS –
“Alface, espinafre, couve, brócolis oferecem muitos benefícios. Além de ter boa quantidade de vitamina C, ferro magnésio, vitamina K, possuem fibras. que são bascterias boas se alimentam de fibras e prolifera e ajuda o sistema imunologica
OLEAGINOSAS –
“É o grupo das castanhas, amêndoas, nozes, entre outros. Esse grupo tem quantidade de antioxidante muito alta. Possuem também minerais como selênio e zinco, que são importantes para o sistema imunológico”.
Conheça os benefícios do açaí
Considerada uma superfruta por causa dos nutrientes, o açaí deixou de ser apenas um alimento. Muito consumida no Brasil, a fruta típica dos ribeirinhos do norte do País também previne contra o câncer, controla o colesterol e preserva os neurônios. É o que aponta um estudo da Universidade Tufts, nos Estados Unidos.
A nutricionista do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, ligado ao Ministério da Saúde, Rossana Gibson, destaca os benefícios do açaí.
“É um alimento que além de nutrir, pode agir em outros benefícios para a saúde. Ele reduz o colesterol e tem uma grande composição de gorduras mono e saturada. E isso é importantíssimo para baixar o colesterol ruim. Então ele ajuda nas doenças cardiovasculares, ele tem uma propriedade muito importante com anti-inflamatório, você ajuda a combater diarreia, a combater alguns tipos de câncer, a prevenção. Então ele tem vários nutrientes que transforma ele, como ultimamente ele tem se chamado, em uma superfruta”, explica.
A nutricionista conta que a fruta do açaí não é calórica, tem em média 60 calorias por cada cem gramas. Na verdade, o que engorda são os complementos que as pessoas colocam, como leite condensado, mel, granola com açúcar e leite em pó. Rossana Gibson ensina como as pessoas devem comer açaí.
“Na verdade, você tem que ter uma variação de frutas por dia. Você não pode consumir só um tipo de uma fruta porque as outras frutas também têm outras vitaminas, outros minerais. Se você consumir uma porção de cem gramas três vezes por semana, até quatro vezes por semana não tem problema”, destaca Rossana.
O açaí é rico em cálcio, ferro, potássio e zinco, essenciais para o organismo.
Como se prevenir, então?
A melhor forma de se prevenir do novo coronavírus é evitar viajar para lugares onde há surto da doença, como países da União Europeia. Por aqui, ou em outros países, outras formas de prevenção (do novo vírus e de outros) é sempre lavar as mãos, uso do álcool gel e, se estiver gripado, colocar o braço na frente do rosto ao espirrar.
“Este vírus se transmite mais por contato do que por ar. Ele fica por um tempo mais longo nas superfícies. Usar máscaras não ajuda muito, mas lavar as mãos é muito importante”, disse o especialista, acrescentando que o uso de máscaras é incentivado apenas para quem já se infectou ou está com suspeitas de ter coronavírus.