Início Saúde Coletiva sobre o caso de coronavírus em Ribeirão Preto

Coletiva sobre o caso de coronavírus em Ribeirão Preto

Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto, monitora o paciente vindo da Itália com sintomas da doença e pede tranquilidade à população.

- continua após a publicidade -

Ribeirão Preto registra primeiro caso suspeito de coronavírus

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, e o secretário municipal da Saúde, Sandro Scarpelini, convocaram uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (27) para esclarecer a notificação, recebida de um hospital privado, sobre um paciente que esteve na Itália e apresenta suspeita de ter contraído o coronavírus (Covid – 19).

Segundo a notificação, o paciente, primeiro caso suspeito em Ribeirão Preto, tem 42 anos, é do sexo masculino e proveniente da Itália, onde esteve a trabalho por 30 dias. Ele apresentou sintomas da doença, como coriza e dor de garganta, e procurou atendimento médico imediato.

O paciente está em isolamento domiciliar e passa bem.
O Departamento de Vigilância em Saúde, ligado à Secretaria da Saúde, tomou imediatamente todos os cuidados de biossegurança, que também foram tomados pela unidade de saúde na assistência ao paciente e todos os comunicantes estão sendo monitorados pela pasta.

Foto arquivo

Secretaria da Saúde monitora paciente vindo da Itália com sintomas da doença e pede tranquilidade à população

“Esse paciente chegou da Itália e ontem, com sintomas, procurou uma unidade de saúde privada, que imediatamente comunicou a Vigilância Epidemiológica na noite de ontem e todas as medidas de acompanhamento, dentro do protocolo, foram realizadas. Desde o dia 30 de janeiro, estabelecemos protocolos na Secretaria da Saúde para que todas as medidas de prevenção para proteger a população sejam tomadas. E todas as pessoas que estiveram com ele estão sendo acompanhadas”, explicou o prefeito Duarte Nogueira.

Foto EBC
- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O chefe do Executivo disse, ainda, que diante da suspeita, fez pessoalmente contato com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

“Falei por telefone com o Dr. David Uip, médico infectologista, e as amostras do nosso caso suspeito já foram para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e nos próximos dias teremos o laudo negativo e positivo dessa suspeita. Portanto, estamos com todas as nossas equipes preparadas e ativadas para qualquer tipo de problema em todas as nossas unidades de saúde do município”.

O secretário municipal da Saúde, Sandro Scarpelini, ressaltou que a pasta está monitorando o paciente e todas as pessoas com quem ele teve contato e pediu calma à população.

“A mídia precisa ajudar bastante a gente na divulgação para não entrarmos em histeria coletiva, com as pessoas pensando que daqui a pouco faltará material, entre outras coisas. Já tivemos gripe “Sars” há cerca de 15 anos, gripe H1N1 todos os anos e as notícias que vemos em outros países todos os dias, mas nossa realidade é diferente, estamos tomando todas as medidas de prevenção”, orientou o titular da pasta.

foto internet

Scarpelini explicou, ainda, que a maioria dos casos chega como resfriado comum e que não é necessário pânico, e, sim, cuidado, observação, informação correta e controle.

“Se a pessoa apresentar evidências de risco, como ter regressado recentemente de países como a China e Itália e sintomas, devem, sim, imediatamente procurar uma unidade de saúde. Agora, se começarmos a isolar a cidade, não faz sentido, hoje eu não consigo vislumbrar essa situação. Portanto, é preciso calma e serenidade, senão deixaremos a população ainda mais assustada”, orientou o secretário da Saúde.

A Secretaria da Saúde reforça a orientação a todos os viajantes provenientes dos países indicados pelo Ministério da Saúde, para que, caso apresentem sintomas respiratórios, procurem um serviço de saúde para avaliação.

Tudo o que você precisa saber sobre o coronavírus

Saiba tudo sobre no link acima:

foto arquivo
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Criação de empregos em setembro atinge melhor nível em dez anos

Caged diz que 249,3 mil postos de trabalho foram abertos no mês

Ribeirão Preto: Neste feriado, doe sangue e salve vidas!

Que tal aproveitar o feriado desta segunda-feira, 2 de novembro, para doar sangue e salvar vidas?

Tratamento com hidroxicloroquina reduz em 7 vezes internações por covid

Estudo publicado no ‘International Journal of Antimicrobial Agents’ registra que combinação do medicamento com azitromicina e zinco também reduz a mortalidade de pacientes

Amanhã (30) é o último dia para realizar matrículas e rematrículas na rede estadual de São Paulo

Processos podem ser realizados de forma online ou presencialmente nas escolas, diretorias de ensino e postos do Poupatempo

Rituais de Atração e Prosperidade: Lua Azul traz oportunidades para quem souber trabalhar essas energias

Neste sábado, 31, acontece a segunda Lua Cheia do mês, conhecida como Lua Azul.