InícioSaúdeColetiva sobre o caso de coronavírus em Ribeirão Preto

Coletiva sobre o caso de coronavírus em Ribeirão Preto

Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto, monitora o paciente vindo da Itália com sintomas da doença e pede tranquilidade à população.

- continua após a publicidade -

Ribeirão Preto registra primeiro caso suspeito de coronavírus

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, e o secretário municipal da Saúde, Sandro Scarpelini, convocaram uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (27) para esclarecer a notificação, recebida de um hospital privado, sobre um paciente que esteve na Itália e apresenta suspeita de ter contraído o coronavírus (Covid – 19).

Segundo a notificação, o paciente, primeiro caso suspeito em Ribeirão Preto, tem 42 anos, é do sexo masculino e proveniente da Itália, onde esteve a trabalho por 30 dias. Ele apresentou sintomas da doença, como coriza e dor de garganta, e procurou atendimento médico imediato.

O paciente está em isolamento domiciliar e passa bem.
O Departamento de Vigilância em Saúde, ligado à Secretaria da Saúde, tomou imediatamente todos os cuidados de biossegurança, que também foram tomados pela unidade de saúde na assistência ao paciente e todos os comunicantes estão sendo monitorados pela pasta.

Foto arquivo

Secretaria da Saúde monitora paciente vindo da Itália com sintomas da doença e pede tranquilidade à população

“Esse paciente chegou da Itália e ontem, com sintomas, procurou uma unidade de saúde privada, que imediatamente comunicou a Vigilância Epidemiológica na noite de ontem e todas as medidas de acompanhamento, dentro do protocolo, foram realizadas. Desde o dia 30 de janeiro, estabelecemos protocolos na Secretaria da Saúde para que todas as medidas de prevenção para proteger a população sejam tomadas. E todas as pessoas que estiveram com ele estão sendo acompanhadas”, explicou o prefeito Duarte Nogueira.

Foto EBC

O chefe do Executivo disse, ainda, que diante da suspeita, fez pessoalmente contato com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

“Falei por telefone com o Dr. David Uip, médico infectologista, e as amostras do nosso caso suspeito já foram para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e nos próximos dias teremos o laudo negativo e positivo dessa suspeita. Portanto, estamos com todas as nossas equipes preparadas e ativadas para qualquer tipo de problema em todas as nossas unidades de saúde do município”.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O secretário municipal da Saúde, Sandro Scarpelini, ressaltou que a pasta está monitorando o paciente e todas as pessoas com quem ele teve contato e pediu calma à população.

“A mídia precisa ajudar bastante a gente na divulgação para não entrarmos em histeria coletiva, com as pessoas pensando que daqui a pouco faltará material, entre outras coisas. Já tivemos gripe “Sars” há cerca de 15 anos, gripe H1N1 todos os anos e as notícias que vemos em outros países todos os dias, mas nossa realidade é diferente, estamos tomando todas as medidas de prevenção”, orientou o titular da pasta.

foto internet

Scarpelini explicou, ainda, que a maioria dos casos chega como resfriado comum e que não é necessário pânico, e, sim, cuidado, observação, informação correta e controle.

“Se a pessoa apresentar evidências de risco, como ter regressado recentemente de países como a China e Itália e sintomas, devem, sim, imediatamente procurar uma unidade de saúde. Agora, se começarmos a isolar a cidade, não faz sentido, hoje eu não consigo vislumbrar essa situação. Portanto, é preciso calma e serenidade, senão deixaremos a população ainda mais assustada”, orientou o secretário da Saúde.

A Secretaria da Saúde reforça a orientação a todos os viajantes provenientes dos países indicados pelo Ministério da Saúde, para que, caso apresentem sintomas respiratórios, procurem um serviço de saúde para avaliação.

Tudo o que você precisa saber sobre o coronavírus

Saiba tudo sobre no link acima:

foto arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Cientista chinês deserta para os EUA com segredos de armas hipersônicas

Ele estava disposto a fornecer informações detalhadas sobre o veículo hipersônico em troca de asilo para ele, sua esposa e seu filho.

Brasil já tem mais casos de covid-19 do que no periodo antes da vacina

A pergunta é: Fecha tudo e #fiqueemcasa? As picadas funcionam ou é apenas interesse financeiro?

Aulas da Rede Municipal retornam na próxima semana

Retorno será 100% presencial e obrigatório para os estudantes; todos os protocolos sanitários que dispõem sobre a Covid-19 serão cumpridos. Não é obrigatório apresentar passaporte sanitário.

Morre a cantora e pastora Ludmila Ferber aos 56 anos

"Quando tudo parece estranho ao redor ,Buscar tua face é preciso, Deus Quando a gente não sabe o que está ocorrendo Buscar tua face é preciso, Deus"

Prefeitura obriga funcionalismo apresentar passaporte sanitário

Seu corpo minhas regras: Funcionários que não apresentarem documento serão impedidos de trabalhar e terão descontada do salário.
- PUBLICIDADE -