Centro de Voluntariado e Unidade de Emergência do HC lançam projeto para atendimento humanizado a pacientes e seus familiares

0
1588

O Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto (CVRP) e a Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (UE-HCRP-FMRP-USP) lançam, no dia 20 de fevereiro, o projeto “HumanizaDor”, cujo objetivo é oferecer atendimento humanizado aos pacientes e seus familiares. O lançamento ocorrerá às 10 horas, na Associação Comercial e Industrial (ACIRP).

“Percebemos que os pacientes e, principalmente os familiares, depois que passam pelo cadastramento, acabam ficando perdidos, muitas vezes com medo e apavorados”, explica Jenifer Kelly de Oliveira Cabral, vice-coordenadora do projeto e assistente social da Unidade de Emergência do HC. De acordo com ela, a parceria com o CVRP surgiu para que fosse possível disponibilizar um atendimento que vá além do mecanizado e tecnológico. “Essas pessoas precisam de alguém que ofereça informações, mas que também as acolha e forneça uma palavra de conforto pessoal em momentos tão delicados vivenciados na Unidade de Emergência”, afirma.

O projeto HumanizaDor segue a Política Nacional de Humanização (PNH), que tem como alguns de seus objetivos o acolhimento humanizado. “Humanizar vai além de chamar pelo nome, é um olhar de carinho, uma atitude solidária, um sorriso, um ombro”, diz a presidente do CVRP, Maria Beatriz Ferreira de Oliveira.

Os requisitos necessários para ser um voluntário do projeto são: ter mais de 18 anos; ser tranquilo e acolhedor; ter uma tarde (três horas) por semana para o trabalho voluntário; ter comprometimento e responsabilidade, lembrando que o bom atendimento ao público depende disso; ser capacitado pelo CVRP.

A capacitação será oferecida a partir de março e terá duração de três meses com aulas sobre a importância do voluntariado, Políticas de Humanização da Saúde, gestão e comunicação em momentos de crise, como funcionam o Complexo HC e a Unidade de Emergência, entre outros assuntos. “Além desses três meses de curso, os voluntários também passarão por um mês de ‘estágio’ para verem se realmente se identificam com a atividade”, comenta Jenifer.

Os interessados em se voluntariar para o projeto devem acessar o site http://www.voluntariadorp.org.br/ e preencherem a ficha de inscrição. Mais informações pelo e-mail cvrp@voluntariadorp.org.br ou pelos telefones (16) 3635-1739 e 99726-3762.

Sobre o CVRP – O Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto foi fundado em 1999 e nasceu da vontade de fazer o bem, da solidariedade e do desejo do exercício da cidadania. Atualmente, conta com aproximadamente 120 voluntários e desenvolve vários projetos na área da Humanização da Saúde. Entre eles estão: “Ouvidores de Histórias para a Terceira Idade”, “Conta Mais! Histórias em Hospitais” e o “Projeto Acolher – Atendimento Domiciliar ao idoso”.

Sobre a UE-HCRP – A Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto faz parte do Complexo do Hospital das Clínicas e é destinada 100% ao atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Localizada na rua Bernardino de Campos esquina com a rua Sete de Setembro, recebe em média 900 pessoas por dia, entre pacientes, acompanhantes e visitas. É um hospital de urgência responsável por atender pacientes com quadros agudos de natureza clínica ou traumática como infarto, acidente vascular cerebral (AVC), doenças respiratórias, violência sexual, trauma, entre outros.