InícioSaúdeCentro de saúde mental 24 horas inicia atendimentos

Centro de saúde mental 24 horas inicia atendimentos

- continua após a publicidade -

Primeira fase do Caps IV atenderá urgências e emergências psiquiátricas e disponibilizará 20 leitos para internação

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, acompanhado da secretária municipal da Saúde, Jane Aparecida Cristina, inaugurou na manhã desta segunda-feira (7), a primeira etapa de formatação do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) IV, localizado na avenida Jerônimo Gonçalves, 466 – Centro.

Nesta primeira fase, a unidade funcionará 24 horas, com foco em urgência e emergência psiquiátricas, e disponibilizará 20 leitos de observação, além de atendimento ambulatorial pós-alta com retorno do paciente agendado.

Do total de leitos, três são isolados e destinados, exclusivamente, para crianças e adolescentes e seus acompanhantes.

“Trata-se de um passo importante na melhoria dos atendimentos psiquiátricos que se agravaram muito depois da pandemia. A partir de agora, esses pacientes terão atendimento e tratamento específicos e mais humanizados nesta unidade de saúde. Como ocupam algo em torno de 35% das unidades de saúde da cidade e agora serão regulados para cá, o fluxo irá desafogar as unidades de saúde e atendimento especializado”, explicou o chefe do Executivo.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A secretária municipal da Saúde explicou que os leitos do CAPS IV serão ocupados por regulação através das Unidades de Pronto Atendimento, que continuarão a ser a porta de entrada das urgências.

É importante informar que nesta etapa, o CAPS não irá atender demanda espontânea, porta aberta. Todos os pacientes continuarão indo para o pronto atendimento e serão regulados internamente para o CAPS IV, após passar por avaliação clínica, onde serão descartadas todas as possibilidades. Constatada a necessidade mental, o paciente será remanejado para esta unidade especializada”, orienta a secretária.

O corpo clínico será formado por profissionais qualificados no tratamento em saúde mental, com equipe composta por médicos psiquiatras, médicos clínicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, numa estrutura adequada e qualificada para o atendimento específico dessa demanda.

Próximas etapas

Na segunda etapa, o foco será nas pessoas em situação de rua, principalmente da região central da cidade. Com previsão de conclusão para o 1º semestre de 2023, contemplará a implantação do Consultório de Rua, equipes multiprofissionais que desenvolvem ações integrais de saúde frente às necessidades dessa população.

Elas devem realizar suas atividades de forma itinerante e, quando necessário, desenvolver ações em parceria com as equipes das Unidades Básicas de Saúde do território e intervenção de crises.

A terceira e última etapa, terá foco em dependentes químicos. Prevista para ser entregue até o final de 2023, a terceira etapa prevê a adequação total do prédio com ocupação de consultórios, mais leitos e implantação do CAPS IV AD (Álcool e Drogas), que será responsável pelo atendimento e segmento psicossocial das pessoas decorrentes dessas necessidades dos distritos sul, leste e central.

O coordenador de saúde mental da pasta, Marcus Vinícius dos Santos, ressalta a importância do projeto sair do papel.

“Sabemos muito antes da pandemia que a saúde mental vem se configurando como um dos principais problemas de saúde pública m mundial, e crescendo significativamente e uma área que tem sido historicamente negligenciada. Com a pandemia o cenário se agravou. Em Ribeirão Preto, com crescimento de 40% em número de óbitos por suicídio. Portanto, uma situação grave que nossa cidade sai na frente, trazendo uma preocupação fundamental, com escopo de atendimentos diferenciado e inovador que não há parâmetros em outras cidades do país”, comemorou.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Agrishow: Fique atento a rotas alternativas

As alternativas foram traçadas pelo Departamento de Operações Viárias, que realizou uma avaliação técnica para definir as melhores rotas. O resultado são cinco trajetos alternativos que ajudam a evitar o uso da avenida Patriarca

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

Anderson era uma figura importante no mundo do pagode desde os anos 1990, conhecido por sua irreverência e sucesso com o grupo Molejo.

Centro Universitário presta atendimento gratuito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares

Docentes e alunos da Estácio farão atendimentos no dia 27 de abril, das 9h às 12h, com orientações em diferentes áreas, como Jurídica, Nutricional, Psicológica, entre outras

🎉 RP Folia Traz Bell Marques, Tomate e Jammil para Festa de Micareta em Ribeirão Preto 🎉

O RP Folia, evento que coloca Ribeirão Preto no circuito das grandes micaretas do Brasil, acontecerá em 14 de setembro, trazendo Bell Marques, Tomate e Jammil como atrações principais.

🌟 APP Ribeirão Inicia Comemorações dos 40 Anos com Jantar Inesquecível 🌟

A APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto) comemora seus 40 anos com um evento especial, o 32º Encontro dos Publicitários.
- PUBLICIDADE -