A Fazenda Futuro, startup brasileira de carne plant-based, anunciou o lançamento de sua carne moída vegetal. A primeira rede a comercializar o produto, Pão de Açúcar, mas também disponível em ilhas de congelados em varias redes de mercados na região de Ribeirão Preto.
Assim como o Futuro Burger, a carne moída imita o sabor, textura e aparência da carne bovina.
Segundo a startup, o desenvolvimento do item envolveu muita pesquisa, tecnologia e “hackeamento de máquinas frigoríficas” para chegar ao blend de vegetais de soja, ervilha, grão de bico e beterraba.
No mundo:
Brasil dá os primeiros passos na corrida por um mercado que tem atraído dezenas de milhões de dólares nos últimos anos, o de produtos alternativos à carne bovina, mas com as mesmas características sensoriais dela.
Existem duas rotas para se alcançar esse objetivo:
A produção de carne em laboratório a partir de células-tronco de animais, também conhecida como carne limpa ou in vitro, e a criação de um produto à base de proteínas vegetais que emule a carne vermelha.
Em maio deste ano, o empreendedor carioca Marcos Leta colocou no mercado o Futuro Burger, um hambúrguer vegetal que promete ter a aparência e o gosto de carne bovina. Fundador dos sucos Do Bem, o empresário é dono da foodtech Fazenda Futuro.
Leta segue o caminho trilhado por empresas estrangeiras que já comercializam alternativas vegetais ao produto de origem animal, conhecidas no mundo como plant-based meat (carne feita de plantas).
A base de ingredientes do Futuro Burger é formada por proteína isolada de soja, de grão-de bico e de ervilha. A cor avermelhada é conferida por suco de beterraba. Segundo Leta, não é só na aparência que o alimento é parecido com a carne de origem animal.
“O Futuro Burger tem sabor, textura e aroma idênticos ao da carne vermelha, além de um valor nutricional muito similar”, diz.
Por que alguns especialistas acreditam que a carne de soja faz mal à saúde?
Um dos motivos para que se questione se a carne de soja faz mal está no fato de que boa parte da produção de soja atualmente é transgênica, mais de 90% da produção de soja é geneticamente modificada e as culturas são pulverizadas com produtos que podem estar associados a diversos efeitos colaterais para a saúde.
– Pode atrapalhar a produção de hormônios femininos:
O consumo de carne de soja pode gerar problemas de saúde porque a soja contém isoflavonas que podem atrapalhar a produção natural de hormônios.
– Pode atrapalhar a produção de hormônios masculinos
Um estudo realizado com um grupo de homens em uma clínica de infertilidade mostrou que aqueles que haviam comido mais soja nos últimos 3 anos tiveram a menor contagem de espermatozoides.
– Pode aumentar o risco de câncer de mama
Algumas pesquisas mostram que as isoflavonas presentes na carne de soja podem aumentar os riscos de câncer de mama, pois estas possuem a capacidade de estimular a proliferação e a atividade das células epiteliais nos seios, que são as células com maior probabilidade de se tornarem cancerígenas.
– Pode atrapalhar a função da tireoide
As isoflavonas da soja também funcionam como goitrogênios, substâncias que interferem na função da tireoide. Eles podem inibir a função da enzima tireoide peroxidase, que é essencial para a produção dos hormônios desta glândula.
Um estudo com adultos revelou que 30 gramas de soja consumidos por 3 meses elevaram os níveis do hormônio estimulante da tireoide (TSH), um marcador de função da tireoide prejudicada.
5 marcas brasileiras de hambúrgueres à base de plantas.
1. Futuro Burger
Hambúrguer que promete ser similar a carne bovina, o Futuro Burger chegou revolucionando o mercado. Com 115g e 15,8g só de proteína, o hambúrguer é feito a partir da proteína da ervilha, proteína isolada da soja e do grão de bico, além de beterraba para dar a cor de carne mal passada.
2. The New Butchers
The New Butchers (em português: os novos açougueiros) é uma foodtech brasileira que desenvolve carnes à base de plantas com sabor e textura idêntico à carne de origem animal.
3. Behind The Foods
Na mesma linha que o Futuro Burger, chega ao mercado o hambúrguer da startup brasileira Behind The Foods (por trás dos alimentos, em tradução livre), fundada pelo publicitário Leandro Mendes. O hambúrguer foi desenvolvido com ingredientes como batata konjac, fécula de batata, proteína isolada de soja, ervilha e beterraba.
4. Gourmet Vegan Burger
Não é novidade para os veganos e vegetarianos que a marca Superbom joga no nosso time. Porém agora, além de queijos, leites e carnes vegetais, a marca lançou, sem prévio aviso, o Burger Gourmet Vegan!
5. Incrível Burger
A Seara também lançou uma linha de produtos 100% vegetal, mas com sabor e textura de carne. Na linha, com o nome Incrível Seara,