InícioSaúdeCães terapeutas auxiliam crianças autistas na interação social e coordenação motora

Cães terapeutas auxiliam crianças autistas na interação social e coordenação motora

- continua após a publicidade -

O suporte terapêutico com cães tem sido um grande aliado para crianças e jovens autistas. Há mais de 25 anos trabalhando com o assunto, o zooterapeuta, especialista em adestramento e comportamento canino, Adoniran Thomaz, ressalta que os benefícios abrangem melhora na comunicação, socialização, coordenação motora, concentração e desenvolvimento geral, contribuindo diretamente para a qualidade de vida do paciente e da família. Seu trabalho com animais voltados a apoiar, principalmente, crianças com TEA (Transtorno Espectro Autista) será tema de uma palestra gratuita durante o TEAbraço (Semana Internacional do Autismo) no dia 06 de abril, no Shopping Iguatemi Ribeirão Preto.

No dia a dia, o cão adestrado para a finalidade terapêutica oferece companhia e conforto para os autistas contribuindo, inclusive, para reduzir crises nervosas. “O cão terapeuta é treinado para fornecer carinho e conforto para as pessoas que necessitam de companhia além de ajudarem nos exercícios psicomotores em terapias com profissionais”, explica ele, que é conhecido como Dino Adestrador.

São vários os estudos que comprovam os benefícios da companhia canina e também das vantagens do apoio de um animal em terapias. De acordo com Dino, os benefícios não se restringem a um tipo de paciente ou limitação.

Especificamente para os cães treinados para acompanharem autistas, ele explica que, além dos comandos normais, eles precisam aprender a agir tranquilamente em casos de crise, só latirem quando dado o comando e suportarem um toque, às vezes, mais fortes, entre outras especificações. “Para as famílias que pensam em ter um cão terapeuta em casa é importante avaliar se ele se encaixa no cotidiano, pois além de ração e água eles necessitam de cuidados como passeios, banhos regulares e educação também”.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Se a família já tem um cão em casa, Dino aconselha a “tornar” este animal um terapeuta. “Caso a família já tenha um cão, ele é o terapeuta ideal já que tanto o animal quanto a família já estão acostumados um com o outro. Basta a família ser criativa e até buscar ajuda de um profissional para inseri-lo em tarefas e exercícios com a criança autista”, explica o adestrador.

Ana Flavia Spinelli, mãe do Fabrício – de 17 anos e diagnosticado aos 11 com grau moderado no TEA com comprometimento cognitivo e de fala – conta que viu aumentar as crises do filho em 2016 por conta de rejeições a medicamentos. “Foram inúmeras crises de ansiedade e episódios de agressividade. Foi quando descobrimos os benefícios de ter um cão terapeuta e procuramos a ajuda necessária. A presença da Lessi, uma Golden Retriever, foi um divisor de águas. O Fabrício teve melhoras na interação social, nas crises de auto agressão, no aspecto cognitivo e na fala. Isso sem contar a melhoria no âmbito emocional. Não só ele mas, nós como família, sentimos os benefícios”, conta.

Para saber mais sobre o assunto e participar da palestra é necessário realizar a inscrição gratuitamente através do site www.teabraco.com.br. As vagas são limitadas.

Sobre o TEAbraço

Chegando a sua 4ª edição, a Semana Internacional do Autismo, tem como objetivo disseminar informações e novos conhecimentos sobre o universo autista, contribuir com a inserção das pessoas com TEA na sociedade, além de fortalecer a causa e contribuir para a percepção do tema pela sociedade no Brasil. Neste ano o evento acontece entre os dias 01 e 07 de abril no Shopping Iguatemi Ribeirão Preto com o tema “Inclusão 360º”, abrangendo todos os tipos de inclusão: social, educacional, familiar e profissional da infância até a vida adulta.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

Anderson era uma figura importante no mundo do pagode desde os anos 1990, conhecido por sua irreverência e sucesso com o grupo Molejo.

Centro Universitário presta atendimento gratuito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares

Docentes e alunos da Estácio farão atendimentos no dia 27 de abril, das 9h às 12h, com orientações em diferentes áreas, como Jurídica, Nutricional, Psicológica, entre outras

🎉 RP Folia Traz Bell Marques, Tomate e Jammil para Festa de Micareta em Ribeirão Preto 🎉

O RP Folia, evento que coloca Ribeirão Preto no circuito das grandes micaretas do Brasil, acontecerá em 14 de setembro, trazendo Bell Marques, Tomate e Jammil como atrações principais.

🌟 APP Ribeirão Inicia Comemorações dos 40 Anos com Jantar Inesquecível 🌟

A APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto) comemora seus 40 anos com um evento especial, o 32º Encontro dos Publicitários.

🌟 SEXTOU: Rodeio, Música e Muito Mais para o Final de Semana em Ribeirão Preto 🌟

Para quem quer curtir o final de semana em Ribeirão Preto, tem de tudo um pouco: desde shows sertanejos no Rodeio até homenagens ao Pink Floyd e Samba Jazz
- PUBLICIDADE -