Neste momento, no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro assina medida provisória destinando recursos para viabilizar a fabricação de vacina contra o novo coranavírus (covid-19) no país.
A vacina contra a covid-19 foi desenvolvida pela Universidade de Oxford (Inglaterra) e está sendo testada no Brasil por meio de uma parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Mais sobre a vacina de Oxford
Em 20 de julho, pesquisadores do Reino Unido publicaram um artigo no periódico científico The Lancet confirmando a eficácia da vacina contra COVID-19 que está sendo testada no Brasil. Segundo o estudo, os testes da vacina (desenvolvida pela Universidade de Oxford) em 1.077 pacientes mostraram que ela “apresentou um perfil de segurança aceitável” e gerou imunização contra no novo coronavírus entre aqueles que a receberam.
A Anvisa autorizou os testes dessa vacina de Oxford no Brasil no começo de junho. A vacina, de acordo com a OMS, é a que está em fase mais avançada de desenvolvimento, e pode vir a ser distribuída no Brasil ainda em 2020.