InícioSaúdeAtividade física ajuda no combate ao coronavírus, mas estresse prejudica

Atividade física ajuda no combate ao coronavírus, mas estresse prejudica

A atividade física libera irisina e aumenta a imunidade, dificultando que o coronavírus entre na célula de gordura

- continua após a publicidade -

Atividade física ajuda no combate ao coronavírus, mas o estresse prejudica.

Além da prevenção recomendada pelas autoridades de saúde, como uso de máscaras, distanciamento social e higienização constante das mãos, é fundamental estar atento ao corpo e à mente para ter uma vida mais saudável.

Com recordes diários de contaminação e mortes, o Brasil é hoje o epicentro da epidemia de coronavírus no mundo, superando os Estados Unidos no número de mortes diárias.

Em meio à pandemia descontrolada, um estudo realizado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) apontou que a irisina, um hormônio liberado pelos músculos durante a realização de exercícios físicos, pode ter efeito terapêutico em casos de Covid-19.

arquivo

“Isso reforça a necessidade de nos cuidarmos. A atividade física libera irisina e aumenta a imunidade, dificultando que o coronavírus entre na célula de gordura”, explica o mestre em anatomia humana e doutor em neuroanatomia, Mario Sabha.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O educador físico e personal trainer, Wagner Felix, não só concorda como acrescenta que a prática regular de atividade física pode ajudar até quem pegou a covid-19.

Group of people exercising at the gym in a fitness class

“Uma pessoa contaminada, que tem como hábito a prática de exercício, tende a possuir um sistema imunológico mais resistente e fortalecido, o que pode colaborar para que a doença não se agrave”, explica.

Mas a quantidade de gente que tem o hábito de praticar atividade física no país não ajuda.

“Menos de 10% da população brasileira”, afirma Wagner. “É como você entrar em um campo de batalha com ou sem escudo. Se você faz atividades físicas regularmente, ao menos 3 vezes por semana e se alimenta corretamente, consumindo vitaminas C e D, a tendência é a de que o seu sistema imunológico crie um ‘escudo’ contra as infecções. Quando não há essa prática, você estará menos protegido para a batalha”, compara o educador físico.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🌡️ Brasil inabitável em 50 anos? A verdade por trás do estudo da Nasa ☀️

Um estudo citado pela Nasa e liderado pelo cientista Colin Raymond prevê que, até 2070, áreas do Brasil podem se tornar inabitáveis devido ao calor extremo causado pelas mudanças climáticas.

✈️ Aposentados poderão comprar passagem aérea por até R$ 200 cada trecho 🚀

A fase inicial disponibiliza 3 milhões de passagens, com cada aposentado tendo direito a dois bilhetes por ano.

🕊️ Falecimento de Maria Sodré: Ex-Secretária de Assistência Social de Ribeirão Preto 🕊️

Maria Sodré ocupou o cargo de secretária de Assistência Social de 2009 a 2016 durante o governo de Dárcy Vera e também foi superintendente da Coderp.

🗳️ Eleições 2024: Ricardo Silva Fala Sobre Sua Candidatura 🗳️

Mas o apoio politico tem um custo, e após as eleições o governo deve ser fatiado, e colocado a disposição das legendas que apoiaram, o que otrna preocupante, pois os cargos serão ocupados por indicação politica e não por capacidade.

🗳️ Eleições 2024: Suely Vilela Sai de Cena e Apoia Ricardo Silva 🗳️

Republicanos, PL, Progressistas e MDB já fazem aliança para eleger Ricardo Silva, que eleito precisará conseguir cargos para apoiadores de cada partido
- PUBLICIDADE -