InícioSaúdeAssim que conflito for resolvido volta o surto

Assim que conflito for resolvido volta o surto

China confina 30 milhões de pessoas por surto de covid-19. Ao menos 13 cidades enfrentam um confinamento total e várias adotaram fechamentos parciais

- continua após a publicidade -

China confina 30 milhões de pessoas por surto de covid-19

Ao menos 13 cidades enfrentam um confinamento total e várias adotaram fechamentos parciais, segundo a imprensa estatal

A China determinou o confinamento de quase 30 milhões de pessoas a partir desta terça-feira, 15, depois que o país registrou o maior surto de covid-19 em dois anos.

Ao menos 13 cidades enfrentam um confinamento total e várias adotaram fechamentos parciais, segundo informou a imprensa estatal.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -
FOTO DIVULGAÇÃO

O país registrou 5,2 mil casos de covid nas últimas 24 horas, o maior número desde a primeira onda da pandemia no início de 2020, de acordo com dados da Comissão Nacional da Saúde (CNS). Hoje é o sexto dia consecutivo em que o balanço de casos diários supera mil contágios.

A Província de Jilin, no nordeste do país, foi a mais afetada, com 3 mil casos, de acordo com a CNS. A capital Provincial Changchum, com 9 milhões de habitantes, assim como outras cidades, estão em confinamento total.

Os números são pequenos em comparação com outros países, mas dentro da estratégia chinesa de “covid zero” até o menor foco é enfrentado com medidas severas de restrições.

Desde o início da pandemia, a China informou ter registrado quase 120 mil casos de covid e pouco mais de 4,6 mil mortes. Oficialmente, a última morte registrada no país em decorrência da covid-19 foi no início de 2021.

Impacto econômico

O governador de Jilin prometeu fazer o possível para “alcançar a covid zero comunitária em uma semana”, informou a imprensa estatal.

A metrópole tecnológica de Shenzhen, no Sul, com 17 milhões de habitantes e próxima de Hong Kong, também está confinada.

As medidas provocaram o fechamento de várias fábricas na cidade, entre elas a Foxconn, principal fornecedora da Apple.

A Bolsa de Hong Kong registrou queda de 6,20% nesta terça-feira, enquanto Xangai fechou em baixa de 4,95%.

Dezenas de voos domésticos a partir dos aeroportos de Pequim e Xangai foram cancelados.

“O recente surto de covid e as novas restrições, em particular o confinamento em Shenzhen, pesarão sobre o consumo e causarão interrupções no abastecimento a curto prazo”, afirmou Tommy Wu, da Oxford Economics, em um comunicado.

Ele acrescentou que, com isso, será um “desafio” para a China atingir a meta oficial de crescimento econômico de 5,5% para este ano.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

SP distribui mais de 215 mil garrafas de água para amenizar efeitos das queimadas em municípios

Em Ribeirão Ação do Fundo Social de São Paulo atua em cidades com estado de emergência decretado e visa garantir hidratação para famílias vulneráveis O...

Cineasta Marcos Jorge participa de roda de conversa naMostra Literária em Ribeirão Preto neste sábado (21)

Após exibição do longa “Estômago”, premiado internacionalmente e considerado um dos melhores filmes brasileiros pela Abraccine, o diretor Marcos Jorge conversa com o público...

Empresário Maurílio Biagi Filho é o convidado do próximo Mentoring de Ribeirão Preto

Encontro exclusivo para filiados está marcado para o dia 19 de setembro, na Casa da Memória Italiana Formar uma nova geração de empreendedores, que esteja...

Projeto Saci Pererê Cultural dá início à entrega de materiais e uniformes

Oficinas culturais são gratuitas e acontecem nos Centros Culturais Campos Elíseos, Palace, Embaixadores, e na Sala Clara Cauchick; projeto atende cerca de 250 alunos Alunos...

Projeto Água Vida visita Ribeirão Preto para plantar árvores após incêndio florestal

Iniciativa do ambientalista e fotógrafo Mário Barila ajudará na instalação de viveiro na APAE com a doação de mudas de árvore frutífera e insumos O Projeto...
- PUBLICIDADE -