InícioSaúdeA pegadinha da secretaria da saúde de Ribeirão Preto. Secretario frouxo e...

A pegadinha da secretaria da saúde de Ribeirão Preto. Secretario frouxo e incapaz

Como levar a serio uma secretaria que não funciona ou demora 14 anos para agendar um oftalmologista e quando faz não consegue apresentar a guia de encaminhamento? O Secretário - José Carlos Moura é bom para fechar tudo, mas atender a demanda é um pascácio

- continua após a publicidade -

Como levar a serio uma secretaria que não funciona ou demora 14 anos para agendar um oftalmologista e quando faz não consegue apresentar a guia de encaminhamento? O Secretário – José Carlos Moura é bom para fechar tudo, mas atender a demanda é um pascácio

Resumo de uma historia:

Com certeza não é a única, e nem mesmo são poucas historias:

Paciente é chamada para consulta pelo SUS onze anos após ter ficado com perda de 90% da visão, justamente esperando uma consulta com oftalmologista, ela conta com 82 anos e já esta quase cega.

A secretaria da saúde entrou em contato via WhatsApp confirmando agendamento da consulta para esta semana de Julho de 2022, mas que A PACIENTE deveria COMPARECER a UBS AREA MATERNO INFANTIL – NELSON BARRIONOVO para retirada do comprovante de agendamento.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -
foto internet

OCORRE QUE A GUIA NÃO ESTA DISPONIVEL.

Segundo a secretaria:

A paciente ou alguém responsável deve voltar a UBDs, e TENTAR conseguir o documento novamente.
Indagada por que a “gerente do local” nunca esta presente, a atendente informou que uma enfermeira chefe poderá solucionar o problema, OU NÃO.
Fica uma duvida: Se ela podia tentar resolver, porque não fez no momento em que foi tentada a retirada do documento, porque tem que se voltar ao local em outro dia?
Todos ali devem ter disponibilidade de tempo, dinheiro para UBER ou carro próprio.
Ou seja- A paciente poderá perder a consulta que aguardou por 13 anos.

Uma história sobre o descaso com a saúde da população em Ribeirão.

Idosa DE 82 ANOS: Ela estava na fila de espera por um oftalmologista.

Consulta na rede pública de Ribeirão Preto, pode demorar 13 anos a espera por cirurgias ou consultas com especialista.

Conseguir uma consulta com um médico especialista é considerada a tarefa mais difícil para o paciente do SUS, o Sistema Único de Saúde, de acordo com uma pesquisa feita pelo encomendada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). No caso de problemas oculares, por exemplo, o paciente precisa aguardar de seis meses a dois anos para ser atendido ( media BRASILEIRA, EM Ribeirão A HISTORIA É OUTRA ).

Uma outra pesquisa do CFM aponta que as maiores demandas por cirurgias eletivas no SUS são respectivamente: catarata, correção de hérnia, retirada da vesícula, varizes e das amígdalas.

A catarata, primeira na lista de espera, é uma doença que torna opaco o cristalino (lente interna do olho), e hoje é a maior causa de perda da visão no mundo.

De acordo com o médico oftalmologista Hamilton Moreira (CRM 9388 | RQE 2872), mais 49% dos casos poderiam ser tratados.

“Esse tempo de espera pode trazer danos irreversíveis para a visão. As chances de um tratamento bem sucedido de catarata são muito maiores quando há acompanhamento preventivo do paciente e detecção do problema já no início”, conta o médico.

Neste caso especifico a paciente perdeu 90% da visão, com isso perdeu condições de mobilidade, depressão e varios outros problemas de saude. Pelo que vemos, a intenção é exatamente esta, deixar as pessoas cada dia mais doentes.

Dados sobre a catarata

A catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo e a a população acima de 50 anos é a mais suscetível a doença. “Existe um processo natural de envelhecimento do cristalino, que pode ser totalmente reversível com a cirurgia”, conta o Dr. Moreira. Para ele, outro entrave é que problemas na visão são detectados apenas pela própria pessoa. “Os familiares – considerados um fator importante para buscar auxílio – nem sempre percebem como está a visão das pessoas com quem convivem. Além disso, muitos idosos acham que o desgaste da visão é normal. Isso não verdade. Todos podem, e merecem ter uma boa qualidade de visão”, completa o médico.

Estimativas apontam que 5% da população acima de 60 de anos deverá ter catarata no decorrer de um ano. O Brasil já possui 30 milhões de idosos, que representa uma demanda potencial de 1,5 milhão de cirurgias de catarata por ano. Por isso, o debate e a ação social são fundamentais para a conscientização.

OS VEREADORES supervacâneos para que servem?

A população vota por demagogias ouvidas no radio e TV, de locutores graciosos, que fazem doações de festas de aniversario, conseguem uma cesta básica e depois de eleitos, a situação da cidade fica as traças.

PAGAR SALARIO DE TODA ESTA CAMBADA PARA O QUE?

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🎪 Temporal Destrói Estruturas e Rodeio em Cruz das Posses é Remarcado para 31 de Outubro! 🎤

Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas. Um forte temporal que atingiu...

Eleições: RICARDO SILVA com coligação preoucupante e MARCO AURELIO (Novo) jogam as ultimas carta em debate

Ricardo Silva e Marco Aurélio Jogam Cartas Finais no Debate pela Prefeitura de Ribeirão Preto ⚔️🤔 Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão,...

Eleição em Ribeirão Preto (SP): Marco Aurélio tem 44,8%; e Ricardo Silva, 43,6%, diz Veritá

A mais recente pesquisa eleitoral do Instituto Veritá, realizada entre 18 e 23 de outubro, mostra Marco Aurélio (Novo) com 44,8% das intenções de...

O temporal que atingiu Jaborandi na noite de 24 de outubro deixou pelo menos 100 pessoas desalojadas

O temporal que atingiu Jaborandi (SP) na noite de 24 de outubro deixou pelo menos 100 pessoas desalojadas, com aproximadamente 45 casas sendo invadidas...

Nas comemorações do Bicentenário de São Simão, Turismo de São Paulo inaugura obra de Revitalização da Praça da República

Uma das principais praças da cidade ganhou melhorias através de convênio que contou com recursos de R$ 615.073,96 do Estado  Conhecida por suas paisagens naturais...
- PUBLICIDADE -