🦠🍑 “Vírus Comedor de Ânus” Assusta o Japão: Entenda a Síndrome do Choque Tóxico Estreptocócico (STSS) 🍑🦠

Uma doença que se espalhou no Japão, causando preocupação e até risos devido ao seu nome peculiar, na verdade, trata-se da Síndrome do Choque Tóxico Estreptocócico (STSS), causada pela bactéria Streptocococcys pyogenes.

0
539

“Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas.”

Uma doença que se espalhou no Japão, causando preocupação e até risos devido ao seu nome peculiar, na verdade, trata-se da Síndrome do Choque Tóxico Estreptocócico (STSS), causada pela bactéria Streptocococcys pyogenes. Apesar do nome, a bactéria não é capaz de “comer” o ânus, mas pode se proliferar por orifícios como a boca, nariz, genitais e, sim, o ânus.

Os sintomas da STSS incluem febre alta, dor de cabeça, náuseas, dores musculares, vômitos, diarreia e podem comprometer órgãos vitais, como pulmões, rins e fígado. O Japão registrou 474 casos nos três primeiros meses de 2024, com uma taxa de fatalidade de aproximadamente 30%.

A transmissão ocorre por contato, seja com a pele infectada de uma pessoa doente ou com secreções, como gotículas de tosse e secreção nasal. O tratamento é realizado com antibióticos, especialmente a penicilina, mas ainda não há vacina conhecida.

De acordo com o médico infectologista Vinícius Borges, a bactéria pode infectar muitas pessoas diariamente, causando infecções de garganta, pele e até febre reumática, ou ser assintomática. Apesar do nome popular, a doença não é considerada uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) e não há evidências de relação com sexo anal ou outras formas de estimulação do ânus.