André Soares quer incluir município de Taiaçu na Região Metropolitana de Ribeirão Preto
Na manhã desta quinta-feira (09) foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo a emenda nº 01 apresentada ao PLC 16/2016, pelo deputado André Soares (DEM).
Segundo o parlamentar a intenção é aperfeiçoar a propositura incluindo Taiaçu como um dos municípios da nova Região Metropolitana de Ribeirão Preto – RMRP.
Conforme a propositura apresentada pelo Governo do Estado, o conglomerado incluiria 34 municípios:
Altinópolis, Barrinha, Batatais, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Dumont, Guariba, Guatapará, Jaboticabal, Jardinópolis, Luís Antônio, Mococa, Monte Alto, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Ribeirão Preto, Sales Oliveira, Santa Cruz da Esperança, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho, Taiúva, Tambaú e Taquaral.
Se aprovado o projeto, Ribeirão Preto centralizará a primeira região metropolitana fora de chamada macrometrópole, onde se encontram as cinco RMs já instituídas no Estado: São Paulo, Baixada Santista, Campinas, Vale do Paraíba e Litoral Norte e Sorocaba.
Existe uma expectativa muito grande, entre os municípios, para a otimização de investimentos e de projetos de desenvolvimento integrado das cidades.
Segundo o próprio governador, por exemplo, entre as cidades participantes não haverá pagamento por ligação telefônica interurbana. Além disso, outro benefício que poderá ser implantado vem na área de segurança pública, com um projeto regionalizado de vídeo monitoramento: câmeras em todas as cidades, entradas e saídas, áreas estratégicas, com uma central de controle.
Taiaçu Fundado em 19 de março de 1886. Antigo São José do Paraíso, elevado à condição de Distrito de Paz em 1903, com o nome de Tayassú. Em 30 de dezembro de 1953 foi elevado a Município alterando também a grafia de seu nome para Taiaçu.
Taiaçu esta localizada a 92 km de Ribeirão Preto, após Jaboticabal.