Você é residente em Sertãozinho e pretende viajar ao exterior? Já verificou se o país de destino exige vacinas contra doenças específicas, como a febre amarela, por exemplo?
Então, esta informação é do seu interesse: o serviço de Vigilância Epidemiológica do município voltou a emitir o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) de febre amarela.
De acordo com o setor, para obter o certificado o cidadão deve seguir alguns passos:
1º – Se nunca tomou, o interessado deve tomar a vacina contra a febre amarela. Caso já tenha tomado, serão verificados o lote da vacina, data de aplicação, nome completo e registro no COREN de quem a aplicou ou da enfermeira responsável pela sala de vacina, e a identificação da unidade de saúde (CNES). Caso não haja essas informações na carteira de vacinas, será preciso procurar a sala onde a imunização foi feita.
Vale lembrar que, a vacina contra febre amarela deve ser tomada com antecedência de, no mínimo, 10 dias da viagem.
2º – Realizar o pré-cadastro no SISPAFRA, para agilizar a emissão do certificado. O interessado deve acessar o endereço: http://www.anvisa.gov.br/viajante, clicar na opção “cadastrar novo” ou no link “cadastro” e preencher somente os itens de identificação pessoal.
3º – É necessário que o interessado compareça pessoalmente ao estabelecimento que emitirá o CIVP, pois o documento está condicionado à assinatura do viajante, conforme previsto na resolução nº 21 de 31 de maio de 2008. Importante: este agendamento deve ser feito através do site da ANVISA, no ato do preenchimento do pré-cadastro.
4º – O último passo é apresentar a seguinte documentação:
– Carteira Nacional de Vacinação;
– Documento de identidade com foto;
– Comprovante de endereço – O atendimento é exclusivo a moradores de Sertãozinho e Cruz das Posses;
– Comprovante de viagem (bilhete de avião, por exemplo) ao país com exigência do CIVP.
A apresentação da documentação deve ser feita na própria Vigilância Epidemiológica, que fica à rua Geremias Lunardeli, 1.158 – Centro.
Vale informar que, para saber se o seu país de destino realmente faz a exigência da vacina é só entrar no site da Organização Mundial da Saúde (http://www.who.int/ith/en/) ou no site da ANVISA (www.anvisa.gov.br/viajante).
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3945-7640 ou por e-mail: vigilanciaepidemiologica@sertaozinho.sp.gov.br.