As inscrições para os 11 cursos do Pronatec, disponibilizados pelo Governo Federal, através de parceria com a Prefeitura Municipal de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, terminam na próxima quinta-feira, dia 30.
O requisito básico é a escolaridade exigida para cada curso; a inscrição deve ser feita na FUNDAM, que fica à rua Osvaldo Bertuso, nº 126, no Conjunto Habitacional “Antônio Nadaletto Mazzer” (COHAB 1), das 13h às 16h.
Podem se inscrever pessoas residentes em Sertãozinho e no Distrito de Cruz das Posses, com idade acima de 15 anos. Os cursos são na modalidade EAD (Educação à Distância).
Os documentos necessários para a inscrição são: cópias do RG, CPF, número do PIS e comprovante de residência. No caso de menores, é necessária também a cópia do CPF dos pais ou responsáveis.
É válido lembrar que, as vagas serão disponibilizadas aos candidatos obedecendo a ordem de inscrição.
Confira abaixo a relação dos cursos com o respectivo número de vagas e a escolaridade exigida:
– Assistente Administrativo (30) – Ensino Médio Incompleto;
– Assistente de Recursos Humanos (30) – Ensino Médio Incompleto;
– Espanhol Básico (30) – Ensino Fundamental Incompleto;
– Inglês Básico (30) – Ensino Fundamental Incompleto;
– Operador de Caixa (30) – Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)
– Recepcionista (30) – Ensino Fundamental Incompleto;
– Vendedor (30) – Ensino Fundamental (6º ao 9º ano);
– Auxiliar de Saúde Bucal (30) – Ensino Fundamental (6º ao 9º ano);
– Cuidador de Idosos (30) – Ensino Fundamental (6º ao 9º ano);
– Produtor de Cerveja (30) – 18 anos completos;
– Recepcionista em Serviços de Saúde (30) – Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).
Ainda falando de capacitação…
A Prefeitura Municipal de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, firmou uma parceria com a UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), que é mantida pelo Governo do Estado, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, e oferece diversos cursos superiores, exclusivamente, na modalidade Educação à Distância (EAD).
Essa parceria consiste em instalar o seu primeiro polo na cidade, que será uma unidade física, onde haverá estrutura de suporte aos estudantes, com um Telecentro com 50 computadores para uso durante a realização dos cursos.
A expectativa é de que, a partir de 2018, o polo de Sertãozinho passe a ofertar os cursos de Engenharia de Produção, Engenharia da Computação, Pedagogia e Tecnólogo em Gestão Pública.
Os cursos serão ministrados e certificados por Universidades Estaduais de ponta, tais como USP, UNICAMP e UNESP, e o acesso aos cursos se dará por meio de processo seletivo disponível a pessoas residentes em todo o Estado de São Paulo, na forma de vestibular.
De acordo com a diretoria da UNIVESP, já está sendo preparada a divulgação de datas para a realização dos vestibulares e início das aulas. Tão logo essas informações estejam disponíveis, serão amplamente divulgadas aos moradores de Sertãozinho.
O polo de Sertãozinho será instalado no mesmo prédio que abriga a FUNDAM.