Dia 15 de setembro, domingo, as 7 cores do arco-íris vão cobrir as ruas de Sertãozinho, na 13ª Parada do Orgulho LGBTQI+, evento que encerra a Semana Cultural da Diversidade. Seguindo na contramão do preconceito, mais de 20 mil pessoas são esperadas para curtir a festa, que terá como atração principal nada mais, nada menos, que a cantora Pabllo Vittar!
A expectativa da ONG Primavera, organizadora da Parada, é de que “a artista trará para o evento todo tipo de público, o que dará visibilidade à luta pelo direito de igualdade e movimentará o turismo e o comércio da cidade.
Phabullo Rodrigues da Silva, mais conhecido pelo nome artístico Pabllo Vittar, é uma cantora, compositora e drag queen maranhense, que se apresenta profissionalmente desde 2013. Começou a ganhar destaque em 2015, com o lançamento do videoclipe “Open Bar”, uma paródia da canção “Lean On”, do grupo de música eletrônica Major Lazer.
Atualmente, o seu clipe mais popular, “K.O”, conta com mais de 80 milhões de visualizações no Youtube. E o pontapé inicial para sua carreira internacional foi dado após ter sido convidada, pelo próprio Major Lazer, junto à cantora Anitta, para realizar colaborativamente a música “Sua Cara”: em menos de 24 horas após o lançamento, o clipe já contava com mais de 20 milhões de visualizações.
Pabllo Vittar esteve neste ano de 2019 em Nova York, onde foi premiada como a maior artista do Brasil no Golden Panther Music Awards – seu primeiro reconhecimento desse porte no exterior. A drag queen já segue turnê internacional em diversos países.
A Parada
A concentração será a partir das 14h, no Teatro Municipal “Profª Olympia Faria de Aguiar Adami”. A saída acontecerá às 14h30 e seguirá pela Avenida Antônio Paschoal. O percurso terá duração aproximada de 1 hora e a festa continua depois, até as 23h, já na avenida Egisto Sicchieri.
O tema da Semana da Diversidade deste ano é “Em um ano de truculência, seremos resistência”. A escolha se deu em razão dos 50 anos da Rebelião de Stonewall, uma série de manifestações de membros da comunidade LGBTQI+ contra uma invasão da polícia de Nova Iorque (EUA) ao bar gay Stonewall Inn. A rebelião é considerada o evento mais importante que levou à luta pelos direitos LGBT.
A 13ª Parada do Orgulho LGBTQI+ de Sertãozinho é uma realização da ONG Primavera, com apoio da Prefeitura Municipal de Sertãozinho e da Sicoob-Cocred.