Início Região Sertãozinho Campanha “Fique Sabendo” realiza testes gratuitos de HIV e sífilis em Sertãozinho

Campanha “Fique Sabendo” realiza testes gratuitos de HIV e sífilis em Sertãozinho

- continua após a publicidade -

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa DST/AIDS e Hepatites Virais, promove até a próxima quinta-feira, dia 1º de dezembro, atividades de intensificação de diagnóstico de HIV e sífilis, através da Campanha “Fique Sabendo”, incentivada pelo Governo do Estado, que tem por objetivo estimular a população a realizar os exames das duas doenças, principalmente para quem tem vida sexual ativa, nunca realizou os testes e pertence a populações mais vulneráveis.

Segundo informações do Programa DST/AIDS e Hepatites Virais, o grande diferencial da campanha, neste ano, é a testagem extramuros, a partir da adoção do conceito do Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante, que leva os testes de HIV e sífilis a locais onde existem dificuldades de acesso ao serviço de saúde, nos horários convencionais, principalmente, para a população que trabalha e outros grupos que têm acessibilidade dificultada por questões sociais.

Assim, até o dia 1º de dezembro, instituições como a Fundação Casa, e equipamentos sociais como o Centro POP, receberão ações específicas, através da Campanha “Fique Sabendo”.
Vale destacar que, na segunda-feira, dia 28, o Centro de Testagem e Aconselhamento de Sertãozinho, que funciona no Centro de Saúde II (rua Pedro Bighetti, 910 – Jardim Recreio), atenderá a população interessada em realizar os dois exames, em horário estendido: das 8h às 18h.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

É importante saber

A análise dos dados de óbitos ocorridos em 2013 revela que a AIDS é a quarta causa de morte entre mulheres de 20 a 39 anos, e a quinta causa de morte entre homens nesta mesma faixa etária. A informação é da Coordenação de DST/AIDS e Hepatites Virais do Estado de São Paulo.

A Organização Mundial da Saúde calcula que ocorram, aproximadamente, 12 milhões de novos casos de sífilis por ano, em todo o mundo; e 1 milhão de casos de sífilis em gestantes.
Tem-se observado, recentemente, no Brasil, o retorno e o aumento de casos, fato preocupante para a saúde pública e os sistemas de vigilância em saúde. Com o aumento da sífilis e, consequentemente, nas mulheres em idade fértil, têm surgido casos de sífilis congênita, quando a doença é transmitida de mãe para filho, caso não seja realizado o diagnóstico e tratamento correto durante a gestação.

A doença acarreta inúmeros problemas de saúde para o bebê ou até mesmo o aborto; assim, toda mulher deve fazer o exame de sífilis no 1º e 3º trimestres da gestação e, se o exame for positivo, a mãe e o parceiro devem fazer o tratamento para evitar a contaminação do bebê. Também é preconizada a realização de um exame da gestante na admissão para o parto.
Em adultos, se a sífilis não for tratada corretamente, após alguns meses, ela pode voltar a se manifestar, com manchas em várias partes do

corpo, principalmente nas palmas das mãos e sola dos pés. Esses sintomas também desaparecem sem tratamento, porém a doença continua avançando. Quando não identificada e tratada, a sífilis pode levar a lesões na pele e ossos, paralisia, doenças neurológicas e problemas no coração.
O cidadão que tiver qualquer dúvida pode entrar em contato com o Centro de Referência de Infectologia, através do telefone 3947-1302, ou procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

PT apresenta projeto para obrigar vacinação contra a covid-19

PT em sintonia com o PSDB em sintonia, querem as propinas que um grande negocio como este pode gerar ou bem estar da população?

Alça de acesso a Bonfim Paulista pelo Anel Viário Sul será interditada

Fechamento é temporário para a execução de serviços de pavimentação

Hospital de Câncer de Ribeirão Preto receberá doação de equipamento para limpeza nesta quinta-feira (22/10)

Em tempos de pandemia lavadora e secadora de piso ofertada pela Empresa Kärcher otimizará o tempo de higienização da instituição

Restaurantes abrem novos postos de trabalho em Ribeirão Preto

No Shopping Iguatemi Ribeirão Preto as novas unidades do Outback Steakhouse e Paris 6 e ainda Coco Bambu - já instalado no empreendimento - estão com processos seletivos abertos

Em meio à pandemia, startup de Ribeirão Preto ganha mercado na América Latina

Plataforma de gestão de despesas corporativas VExpenses cresceu 50% entre os meses de abril e setembro; a estimativa é que o faturamento cresça mais 30% até dezembro