As férias escolares estão quase no fim e o núcleo verde de Serrana do “Bom de Nota, Bom de Dança” preparou opções divertidas para as crianças aproveitarem ao máximo as semanas de descanso.
A assistente de coordenação do projeto, Josiane Lima dos Santos, explica que o objetivo é despertar o interesse dos alunos para que eles continuem comparecendo às aulas, mesmo durante o recesso escolar. “Estamos tendo ótimos resultados. O período é de férias e isso pede muita diversão. Elaboramos planos de aulas para que as crianças saíssem de casa sabendo que vão encontrar muitas brincadeiras. Também queremos que não seja nada cansativo e sim prazeroso”, destaca.
Josiane conta que os alunos estão adorando o cronograma. “Tivemos um dia de muitas brincadeiras e gincanas, um dia de desfile, dia de desenhos e dobraduras, dia da beleza e teremos, ainda, o festival de inverno, além de uma confraternização para celebrar este período, que está sendo maravilhoso”, afirma.
A assistente também fala sobre a importância do projeto não ser interrompido durante as férias. “Muitas crianças não têm com quem ficar, devido ao fato dos pais trabalharem fora; outras não têm a oportunidade de viajar. É gratificante poder contribuir para que elas tenham acesso a atividades diversificadas”, conclui Josiane.
No núcleo rosa de Serrana, não foi diferente. Durante o mês de férias, os alunos beneficiados pela iniciativa participaram de diversas dinâmicas e brincadeiras, desde as tradicionais, como o “pique e pega”, até as mais interativas envolvendo dança e explorando a expressão corporal de cada um, como as mimicas. As crianças também ficaram livres para a criação. Em alguns momentos, elas desenharam com base em temas, fizeram rimas e assistiram filmes que envolviam dança. Depois, reproduziram algumas das cenas vistas.
“As brincadeiras desenvolvem não só fisicamente, como também promovem a socialização, o que pode fazer com que laços de amizades sejam construídos. O momento também é uma oportunidade para as crianças mais tímidas começarem a se integrar ao grupo”, comenta Fernanda Nogueira, monitora de danças urbanas do projeto.
Sobre o projeto
Desde fevereiro deste ano, o projeto “Bom de Nota, Bom de Dança” oferece aulas de balé e danças urbanas de forma gratuita para meninos e meninas de sete a 14 anos de idade, matriculados na rede municipal de ensino de Serrana. O principal objetivo da iniciativa é levar e fomentar cultura junto às escolas da cidade.
O município conta com dois núcleos: o Verde e o Rosa. No primeiro, as aulas de balé e danças urbanas são realizadas nas escolas Professora Maria Celina Walter de Assis e Professor Edesio Monteiro de Oliveira. Já no núcleo Rosa, as aulas são oferecidas nas escolas Jardim Dom Pedro I e Elizabeth Sahao.
Além dessas atividades, os alunos também recebem, de forma gratuita, lanche após cada aula e uniforme. A iniciativa trabalha, ainda, metodologia de controle de talentos, incentivando a frequência e o bom comportamento escolar.
O projeto “Bom de Nota, Bom de Dança” de Serrana é realizado por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura – PRONAC, com recursos incentivados pela Usina da Pedra.