InícioRegiãoSerrana"Bom de Nota, Bom de Dança - Serrana" cria um universo de...

“Bom de Nota, Bom de Dança – Serrana” cria um universo de possibilidades por meio da dança

- continua após a publicidade -

Sapatilha no pé e um desejo no coração. É dessa forma que a dança chega na vida de diversas crianças de Serrana: como instrumento de motivação capaz de transformar a história desses pequenos. Por meio do “Bom de Nota, Bom de Dança”, eles aprendem uma arte e ampliam suas visões do futuro.

Desde fevereiro deste ano, o projeto oferece aulas de balé e danças urbanas de forma gratuita para meninos e meninas de sete a 14 anos de idade matriculados na rede municipal de ensino de Serrana. São dois núcleos: o Verde e o Rosa.

A professora de balé Angélica Denise Santana Sarne explica que a dança, como qualquer outra matéria da escola, exige estudo e dedicação e trabalha diversas questões, como a responsabilidade.

“Os alunos têm de cuidar dos uniformes, mantê-los limpos e completos para realizarem as aulas. As crianças também precisam ser disciplinadas, comprometidas e ter a consciência de que uma falta pode atrapalhar o desenvolvimento delas. E os nossos alunos estão indo muito bem, tanto nas notas escolares como na dança”, destaca.   

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O monitor Miguel Afonso fala um pouco mais sobre a evolução que as crianças vêm conquistando ao longo destes meses. “No começo, elas estavam inseguras e receosas do que encontrariam. Algumas cogitaram a possibilidade de desistir por acreditarem que talvez não se enquadrariam na modalidade. Em relação a alguns movimentos, houve um despertar. As crianças foram descobrindo novas possibilidades, foram entendendo que na dança elas podem ser o que quiserem. Hoje, elas nos ajudam, dão ideias, montam e ensaiam alguns movimentos sozinhas e se expressam muito bem”, conta.

Josiane Lima dos Santos, assistente de coordenação do projeto, também comenta a respeito dos benefícios que a dança tem proporcionado aos alunos atendidos pela iniciativa. “Estamos muitos felizes com os resultados. As crianças levam a sério não só a dança, mas também o fato de terem que estar bem na escola para permanecerem no projeto. Elas se preocupam com as notas e com o comportamento. Os alunos estão realmente interessados em continuar, muitos me perguntam se vão poder renovar a matrícula para o ano que vem”, ressalta.

Um dos exemplos é a aluna Beatriz que, em depoimento, afirma que sentiu uma melhora neste semestre. Graças ao projeto, ela está mais atenta e viu suas notas subirem. 

“Isso nos mostra que tudo que estamos fazendo está tendo um grande retorno”, conclui Josiane.

Sobre o projeto

O principal objetivo da iniciativa é levar e fomentar cultura junto às escolas da cidade.

O município conta com dois núcleos: o Verde e o Rosa. No primeiro, as aulas de balé e danças urbanas são realizadas nas escolas Professora Maria Celina Walter de Assis e Professor Edesio Monteiro de Oliveira. Já no núcleo Rosa, as aulas são oferecidas nas escolas Jardim Dom Pedro I e Elizabeth Sahao.

Além dessas atividades, os alunos também recebem, de forma gratuita, lanche após cada aula e uniforme. A iniciativa trabalha, ainda, metodologia de controle de talentos, incentivando a frequência e o bom comportamento escolar.

O projeto “Bom de Nota, Bom de Dança” de Serrana é realizado por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura – PRONAC, com recursos incentivados pela Usina da Pedra.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Projeto Guri ainda dispõe de vagas para cursos gratuitos de música na região de Ribeirão Preto

Matrícula diretamente no polo de ensino do Projeto Guri; não é necessário ter conhecimento prévio de música nem possuir instrumento musical

Covid-19: Butantan identifica nova variante recombinante em São Paulo

Trata-se da variante XG da cepa Ômicron. Eles não desistem e vão continuar controlando o gado que segue estes "cientistas" negacionistas.

Táxis poderão utilizar corredores de ônibus em Ribeirão Preto

Veículos de urgência e emergência também podem utilizar os corredores de ônibus a partir do dia 23 de maio

Entidades Assistenciais começam a receber cobertores da Campanha do Agasalho

Confira os locais de doação no site da Campanha do Agasalho. A campanha, que segue até o dia 31 de agosto, tem como objetivo arrecadar cobertores e agasalhos, novos ou usados em bom estado de conservação

Projeto CineMaterna do Shopping Iguatemi Ribeirão Preto exibe filme Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Sessão adaptada para receber as famílias será exibida na próxima quarta-feira, dia 18
- PUBLICIDADE -