InícioRegiãoRMRPMococa: cidade e empresa completam mais um ano de história

Mococa: cidade e empresa completam mais um ano de história

- continua após a publicidade -

Abril é um mês de muita comemoração em Mococa, cidade com cerca de 70 mil habitantes, a cerca de 113 km de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. No dia 5, o município completa 167 anos de história.

Mococa é uma cidade localizada no interior do estado de São Paulo, Brasil. Ela foi fundada em 19 de abril de 1877, a partir da doação de terras doadas pelo fazendeiro João José de Oliveira. A cidade foi inicialmente povoada por imigrantes italianos, portugueses e espanhóis, que se dedicavam principalmente à agricultura e à pecuária.

Um fato pitoresco sobre Mococa é que a cidade foi palco de um episódio curioso em 1946, quando um grupo de macacos fugiu de um circo e invadiu a cidade. Os macacos causaram uma grande confusão, roubando frutas das feiras e subindo nos telhados das casas. A cidade inteira se mobilizou para capturar os macacos, e o episódio se tornou uma lembrança marcante na história da cidade.

Outro fato interessante sobre Mococa é que a cidade é famosa por sua produção de leite e derivados, sendo conhecida como a “capital nacional do leite”. A cidade abriga várias indústrias de laticínios e é responsável por grande parte da produção de leite do estado de São Paulo.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Além disso, Mococa também é conhecida por seus eventos culturais, como a Festa do Peão de Boiadeiro, que acontece todos os anos em julho e atrai visitantes de toda a região. A cidade também tem um rico patrimônio arquitetônico, com vários prédios históricos e igrejas antigas que datam do século XIX.

A cidade, que já foi terreno para grandes plantações de café durante o período imperial, hoje é casa de uma das maiores produtoras de laticínios do país. A Mococa, empresa tradicional nas casas brasileiras, faz 104 anos em abril.

A marca da vaquinha mais amada do Brasil foi fundada em 1919 por Dona Izabel Barreto. Inicialmente, o objetivo da empreendedora e mãe de cinco filhos era a produção artesanal de manteiga, mas foi só em 1930 que a empresa passou a produzir em escala industrial. 

Foto Divulgação

No início dos anos 1950, a empresa inaugurou uma nova fábrica na cidade de Mococa, onde funciona no mesmo endereço até hoje, sendo um símbolo de qualidade e tradição da região.

Dentre os muitos feitos da companhia, se destaca como a primeira a produzir leite em pó no mercado brasileiro, bem como a distribuição de leite condensado em embalagem Tetra Pak. É inegável o impacto que a Mococa tem na indústria nacional de laticínios, também refletindo positivamente na cidade que cresceu junto ao seu entorno. 

Além dos empregos gerados pela própria fábrica, a empresa também possui parcerias com instituições de ensino, incluindo ETEC, FATEC e Senai, visando o desenvolvimento da comunidade que a cerca. 

Hoje, a empresa possui cerca de 500 funcionários e está presente em mais todas as regiões do Brasil e em mais de 15 países da América Latina, Central, Estados Unidos e África. A Mococa é uma companhia que está sempre buscando inovação e novos mercados, mas sem se esquecer de suas origens na cidade de Mococa, onde tudo começou, com muita dedicação e carinho.

Sobre a Mococa 

Fundada em 1919, a Mococa está presente há mais de 100 anos nas casas dos brasileiros, com produtos de qualidade e tradição. Nascida como uma empresa familiar de produção artesanal de manteiga, a marca centenária preza por matérias-primas de alto nível para garantir qualidade e consistência em todos os produtos. Ao longo de um século de atuação, a companhia se modernizou, investiu em tecnologia e expandiu para todo o território nacional, além de América Latina, Central, Estados Unidos, África, Arábia Saudita e Japão. Atualmente, tem em sua linha de produtos condensados, cremes, achocolatado, queijo ralado, coco ralado, leite de coco, manteiga e composto lácteo. Seu portfólio é sinônimo de momentos de afeto, qualidade e confiança, que acompanha o dia a dia das famílias há gerações. A Mococa tem sua sede e fábrica localizadas na cidade de mesmo nome que originou a marca, no interior de São Paulo, onde emprega cerca de 400 colaboradores. 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🎉🚗 Rede de Postos de Combustíveis de Ribeirão Preto Celebra 33 Anos e Planeja Expansão pela Região 🚗🎉

Neste mês de abril, a Rede Sewal, fundada em Ribeirão Preto, comemora 33 anos de história e anuncia um ambicioso projeto de expansão, visando alcançar a marca de 50 unidades até o final de 2024 @redesewal

🎬🧩 Iguatemi Ribeirão Preto promove ações em apoio à causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA) 🧩🎬

Em celebração ao Blue Day, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o Iguatemi Ribeirão Preto reafirma seu compromisso com a inclusão e promove iniciativas em apoio à causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Bloqueio de WhatsApp e Telegram

O Supremo Tribunal Federal do Brasil, liderado pelo juiz Alexandre de Moraes, está atualmente avaliando um caso que poderia resultar na suspensão de aplicativos de mensagens populares, incluindo WhatsApp e Telegram, no país.

🏎️🔥 Treino de Classificação do GP da China de F1 2024: Horários e Onde Assistir 🔥🏎️

Após uma ausência de cinco anos, o Circuito de Xangai recebe neste fim de semana o tão aguardado Grande Prêmio da China de Fórmula 1. Confira abaixo os horários e onde assistir a essa emocionante etapa!

🌟 Oração para Santo Expedito: como rezar para o santo das causas urgentes 🌟

Expedito era conhecido por ser muito disciplinado e tinha a sua vida rodeada de luxúrias e prazeres como todos os romanos de altos cargos daquele período.
- PUBLICIDADE -