Prefeitura de Matão inaugura sede do CAPS

0
2711

O prefeito Chico Dumont inaugurou sexta-feira (20/05), a sede do CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas), localizado na rua Afonso Maccagnan, 630, no Centro.

“É mais uma obra importantíssima que entregamos para a população, com todo o equipamento necessário, e uma equipe de profissionais pronta para prestar o melhor atendimento possível para aqueles que porventura necessitem desse atendimento. Um dos objetivos do CAPS-AD é ser referência no tratamento de pessoas com dependência do álcool, crack e outras drogas. Diminuir o número de internações psiquiátricas e em clínicas especializadas para dependentes, promovendo a saúde, e a reabilitação psicossocial. Esse espaço que inauguramos conta com recepção, sala de acolhimento, quatro salas de atendimento, espaço amplo para oficina de terapia ocupacional, refeitório, área para atividades externas e banheiros adaptados.”,

disse o prefeito Chico Dumont.

Além do prefeito Chico Dumont, estiveram presentes, o vice-prefeito Wilson Luiz Bertachini; o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Aparecido do Carmo de Souza (Cidinho); Dr. Cléber Delfina, representante do Ministério Público; Padre Jorge Nahas, que abençoou o local; secretários, diretores, servidores municipais, representantes da imprensa e população em geral.

Já a secretária Mara Capparelli falou sobre as muitas conquistas na área da saúde:

“os serviços que Matão presta em termos de saúde, poucos municípios oferecem. A inauguração do CAPS-AD é mais uma grande conquista, numa área muito delicada. Temos aqui, uma equipe completa de profissionais para atender aqueles que precisarem, inclusive aqueles que pedem ajuda voluntariamente. No CAPS-AD o usuário conta com atendimentos dos seguintes profissionais: Psicólogos, Terapeutas, Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem, Assistente Social, Psiquiatra, Clínico Geral, entre outros. Alguns dos objetivos que podemos destacar é o de promover ações que favoreçam novas inserções dos usuários na sociedade, utilizando-se de recursos intersetoriais e estratégias conjuntas dentro da Rede de Atenção Psicossocial. Também trabalhar a prevenção junto a familiares e usuários, garantindo conhecimento e consequentemente proteção da estabilidade do vínculo conjugal e da instituição familiar. Através da redução de danos e política de baixa exigência, facilitar o acesso do usuário ao CAPS-AD, fortalecendo vínculos de confiança com a equipe, e assim promover uma melhor qualidade de vida àqueles que sofrem em decorrência do uso de álcool e outras drogas.”

O que é o CAPS-AD?
O CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas) é um serviço do SUS, que oferece tratamento e acompanhamento para pessoas que estão em sofrimento devido ao uso abusivo e dependente de substâncias como álcool, crack e outras drogas. Tem por base as diretrizes do ministério da saúde, onde o tratamento do usuário é feito em liberdade buscando sua reinserção social.

Como funciona?
A atenção é realizada por uma equipe multidisciplinar que acolhe, avalia e propõe um projeto terapêutico singular de cuidados contínuos em saúde mental.

Quem pode ser atendido?
Homens, mulheres e adolescentes a partir dos 13 anos que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas. A busca pelo tratamento no CAPS-AD é voluntária, ele recebe pessoas que procuram espontaneamente, ou que são encaminhadas por outros serviços do Município.

Equipe CAPS-AD Matão
Everaldo Carvalho – Psicólogo e Coordenador
Amilton José da Silva Júnior – Psicólogo
Gabriela Luz Zanon – Terapeuta Ocupacional
Carolina Biagioni Ferraz Fiscarelli – Terapeuta Ocupacional
Sabrina Barbosa Pereira – Enfermeira
Jozélio Antonio Souza – Enfermeiro
Aline Aparecida dos Santos Neves – Técnica em Enfermagem
Murilo Roberto Thomaz – Técnico em Enfermagem
Nelci Elizabeth Francischini – Assistente Social
Mariana de Souza Thomaz – Auxiliar de Administração Geral
João Luiz Cecchetto – Psiquiatra
Ísis Granato Cecchetto – Clínica Geral