InícioRegiãoPorto FerreiraGrupo Engasga Gato homenageia o poeta Manoel de Barros em Porto Ferreira

Grupo Engasga Gato homenageia o poeta Manoel de Barros em Porto Ferreira

- continua após a publicidade -

Em homenagem ao centenário do poeta Manoel de Barros (1916 – 2014), o grupo de teatro Engasga Gato dá vida ao mundo lúdico e curioso da infância retratada pelo escritor com o projeto “Circulação João de Barros: Cem anos de Manoel”. O grupo vai realizar intervenções urbanas e apresentações da peça infanto-juvenil “João de Barros: mais uma brincadeira poética” em oito cidades do interior paulista, com o objetivo de viabilizar o acesso da população à arte teatral. Em Porto Ferreira, o espetáculo será apresentado no dia 30 de junho, às 10h, no Anfiteatro Municipal Izaltino Casemiro.

Além do espetáculo gratuito, o público vai poder participar de uma intervenção urbana realizada no mesmo dia, às 15h, na Praça Coronel Procópio.

A intervenção poética “Oficina de desregular a natureza” vai realizar uma instalação de objetos no espaço público, com criação de brinquedos populares e brincadeiras relacionados ao universo do poeta.

“Manoel de Barros é considerado o poeta das insignificâncias por comunicar em suas poesias o mundo da infância com imagens simples e profundas, como insetos que se arrastam ou um menino que carregava água com uma peneira. É esse universo que o Grupo Engasga Gato deseja recriar e oferecer um grande divertimento para crianças de todas as idades”, comenta Monalisa Machado, integrante do grupo .

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Além de Porto Ferreira, o projeto já passou por Casa Branca, Igarapava, Sertãozinho, Lençóis Paulista, Catanduva, Ibirá e Tambaú. As cidades fazem parte das memórias de infância de cada um dos integrantes do grupo. Todas as apresentações são gratuitas e abertas ao público geral.

O poeta Manoel de Barros nasceu em Cuiabá-MT, em 19 de dezembro de 1916. Formou-se Bacharel em Direito no Rio de Janeiro, onde publicou seu primeiro livro “Poemas concebidos sem pecado”, em 1937. Foi autor de mais de 20 obras poéticas e agraciado com diversos prêmios durante sua vida, dentre eles: o “Prêmio Orlando Dantas” (1960), o Prêmio da Fundação Cultural do Distrito Federal (1969) e o Prêmio Cecília Meireles (1998).

Sobre o Grupo Engasga Gato

O Grupo Engasga Gato, por essência, busca a pluralidade artística e o aprofundamento do trabalho do ator. O Grupo foi formado em 2007 e hoje conta com seis membros que desenvolvem processos artísticos de diferentes segmentos das artes (16) 3234-4860.

Mais informações na página do Facebook www.facebook.com/engasgagato/

Serviço
Intervenção Poética “Oficina de Desregular a Natureza”
Horário: 15h
Local: Praça Coronel Procópio, Centro.
Classificação Livre
Entrada gratuita

Espetáculo “João de Barros- mais uma brincadeira poética”
Horário: 10h
Local: Anfiteatro Municipal Izaltino Casemiro – Avenida Engenheiro Nicolau de V. Forjaz, s/n, Centro.
Classificação Livre

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Cerca de 40 mil pessoas não retornaram para receber a segunda dose da vacina contra Covid-19

Dados são Vigilância Epidemiológica, que conclama a população a procurar os postos de vacinação e manter o controle da doença

“Concertos Internacionais” apresenta homenagem a Astor Piazzolla

Concerto será transmitido no dia 23 de outubro, às 19h, como parte das comemorações de 91 anos do Theatro Pedro II

Nogueira quer que você receba agua do Rio Pardo nas torneiras

Hoje a agua do DAERP é do aquífero guarani, uma agua mineral será substituída por aguas do Rio Pardo. Você aprova esta mudança?

Atenção: Alerta para tentativa de golpe contra aposentados

Instituto de Previdência orienta beneficiários a não informar dados pessoais ou bancários

Ditador Moraes manda prender e extraditar Allan dos Santos

Se não estamos vivendo em uma ditadura do judiciário, o que se compara com atitudes destes loucos? Maduro, Chaves, Alexandre de Moraes...
- PUBLICIDADE -