InícioRegiãoMocócaMococa dentro do novo Mapa do Turismo Brasileiro

Mococa dentro do novo Mapa do Turismo Brasileiro

- continua após a publicidade -

O Ministério do Turismo está divulgando o novo Mapa do Turismo Brasileiro, que revela os municípios que adotam o turismo como um dos fatores para desenvolver a economia local, e Mococa está presente, integrando a região turística “Café com Leite” – uma das 28 regiões turísticas do Estado de São Paulo -, ao lado de Águas da Prata, Caconde, Casa Branca, Divinolândia, Espírito Santo do Pinhal, São José do Rio Pardo, Tambaú e Vargem Grande do Sul.

Mococa, que já aparecia no último Mapa, apurado em 2013, se manteve na categoria D do novo Mapa.
Contudo, São João da Boa Vista, Aguaí, Itobi, Santa Cruz das Palmeiras, Santo Antonio do Jardim, São Sebastião da Grama e Tapiratiba, que estavam no Mapa em 2013 e na região turística “Café com Leite”, ficaram de fora.

O Estado reduziu de 645 para 222 o número de municípios participantes de suas 28 regiões turísticas.

Os 222 municípios do Estado de São Paulo presentes no Mapa do Turismo Brasileiro, do Ministério do Turismo, se dividem em 5 categorias, de acordo com a Categorização dos municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro. O instrumento, elaborado pelo Ministério do Turismo, identifica o desempenho da economia do turismo para tornar mais fácil a identificação e apoio a cada um.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

De acordo com o novo Mapa, as cidades de São José do Rio Pardo e Caconde estão contempladas na categoria C; já as cidades de Mococa, Águas da Prata, Casa Branca, Divinolândia, Espírito Santo do Pinhal, Tambaú e Vargem Grande do Sul, na categoria D.

Raio X do novo Mapa do Turismo Brasileiro – O Brasil possui 2.175 municípios em 291 regiões turísticas.

“Em comparação ao documento anterior, publicado em 2013, a nova versão do Mapa do Turismo Brasileiro está mais enxuta. A grande maioria dos estados brasileiros diminuiu o número de municípios no mapa. Para o ministro interino do Turismo, Alberto Alves, este redimensionamento contribui para melhorar a capacidade do Ministério do Turismo de atuar de forma coordenada com os estados, regiões turísticas e municípios, para desenvolver e consolidar novos produtos e destinos turísticos”, informa em nota o Ministério do Turismo.

“De acordo com o novo mapa, 29% (630) dos municípios estão nas categorias A, B e C. Esses municípios concentram 93% do fluxo de turistas doméstico e 100% do fluxo internacional. Os demais 1.545 municípios, que representam 71% dos casos, figuram nas categorias D e E. Esses destinos não possuem fluxo turístico nacional e internacional expressivo, no entanto alguns possuem papel importante no fluxo turístico regional e precisam de apoio para a geração e formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem”, completa.

Sobre o Mapa do Turismo Brasileiro – “O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. Sua construção é feita em conjunto com os órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros”, informa em nota o Ministério do Turismo.

“Para a atualização do mapa, foram realizadas oficinas e reuniões em todas as 27 unidades federativas e a validação do mapa foi feita pelos estados e Distrito Federal em seus respectivos Fóruns ou Conselhos Estaduais do Turismo”, completa.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Covid-19: Butantan identifica nova variante recombinante em São Paulo

Trata-se da variante XG da cepa Ômicron. Eles não desistem e vão continuar controlando o gado que segue estes "cientistas" negacionistas.

Táxis poderão utilizar corredores de ônibus em Ribeirão Preto

Veículos de urgência e emergência também podem utilizar os corredores de ônibus a partir do dia 23 de maio

Entidades Assistenciais começam a receber cobertores da Campanha do Agasalho

Confira os locais de doação no site da Campanha do Agasalho. A campanha, que segue até o dia 31 de agosto, tem como objetivo arrecadar cobertores e agasalhos, novos ou usados em bom estado de conservação

Projeto CineMaterna do Shopping Iguatemi Ribeirão Preto exibe filme Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Sessão adaptada para receber as famílias será exibida na próxima quarta-feira, dia 18

Ciclista de Ribeirão Preto é campeão Paulista de Ciclismo

Além da primeira colocação com Gabriel Brasileiro Bortolin, a equipe ribeirão-pretana também subiu ao pódio na categoria Infanto-Juvenil com o ciclista Fernando Minervino de Almeida Leite
- PUBLICIDADE -