O governador Geraldo Alckmin, acompanhado do Secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, inaugurou nesta quarta-feira, 28, a nova Penitenciária Feminina de Guariba, que tem área construída total de 17,2 mil m² e capacidade para abrigar 840 reeducandas, sendo 732 no regime fechado e 108 no regime semiaberto.
“As unidades femininas são projetadas especificamente para atender as necessidades das mulheres”, afirmou Alckmin. O governador ainda destacou a importâncias das novas unidades. “Temos em obras mais 14 penitenciárias e com um bom sistema penitenciário, conseguimos melhorar ainda mais a segurança pública”, completou.
Os novos estabelecimentos femininos da SAP são os primeiros construídos respeitando as particularidades e necessidades das mulheres, principalmente ligadas à saúde. A medida é inédita tendo em vista que as unidades mais antigas funcionam em prédios masculinos adaptados. Esta é a sexta unidade feminina do Plano de Expansão do Governo do Estado de São Paulo construída nesses moldes.
Os pavilhões têm área específica para amamentação e para atividades esportivas, além de pátio descoberto com palco multiuso (por pavilhão), áreas de convivência e visita, com playground, praça de areia, minicampo de futebol e salas para atividades educativas de reeducandas com os filhos: brinquedoteca, videoteca e oficina cultural. A unidade também conta com estação de tratamento de esgoto.
O projeto foi concebido com pavilhões de trabalho, de serviços, área de saúde e de visita íntima, todos com sistema de rampas de acessibilidade a portadores de mobilidade reduzida e banheiros acessíveis.