O Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, está com mais uma semana repleta de ações virtuais.
Com os objetivos de disseminar e multiplicar a vida e a obra do grande artista brasileiro, a agenda apresenta atividades especiais.
Nesta terça-feira (7), o educador Vitor Molinari exibe, em vídeo, o estudo “A Brasilidade de Portinari” sobre a temática portinariana relacionada à história e à vida brasileira. Ele explica como a linguagem plástica utilizada demonstra o espírito inovador e experimentalista do pintor, um dos grandes representantes do modernismo brasileiro.
Tem oficina cultural na quinta-feira (9) com a educadora Letícia Toloi. Ela ensinará a fazer uma pipa e o passo a passo promete integrar toda a família, além de estimular e desenvolver os reflexos, o equilíbrio, a agilidade mental e a coordenação motora infantil.
No dia 11, sábado, a série “Museu Casa de Portinari – 50 anos em Documentos” abordará como a fotografia é imprescindível para a reconstituição do passado. Matheus Maia, assistente de acervo do equipamento, mostrará como a equipe de documentação organiza o patrimônio fotográfico digital da instituição.
Já a edição virtual do Domingo com Arte está agendada para 12 de julho.
Os artistas e artesãos mostrarão a produção artesanal e artística de Brodowski com o objetivo de incentivar os outros profissionais regionais e aproximar o público, ainda mais, da arte e da cultura, permitindo contato com pinturas, músicas, performances artísticas.
Para acessar os conteúdos basta curtir as redes sociais do Museu Casa de Portinari (@museucasadeportinari) ou ficar ligado na página especial do Cultura em Casa: www.museucasadeportinari.org.br/culturaemcasa