• Região
Início Região Batatais Abertura da Feira do Livro de Batatais reúne população na praça central...

Abertura da Feira do Livro de Batatais reúne população na praça central da cidade

A Feira teve início no dia 26 de agosto e vai até o próximo sábado (31 de agosto)

- continua após a publicidade -

A Feira teve início no dia 26 de agosto e vai até o próximo sábado (31 de agosto). Diferente dos outros anos, além da programação diurna voltada mais para estudantes e professores, nesta edição o evento ganhou atividades em todas as noites, visando atrair diferentes públicos. As atividades acontecem na Praça Cônego Joaquim Alves (Praça Matriz) e no Cine Batatais

Nesta terça-feira (28), Batatais no interior de São Paulo, realizou a solenidade de abertura da 8ª Feira do Livro, que teve início na última segunda-feira (26) e prossegue até o próximo sábado (31). Na abertura, a Banda da Polícia Militar de Ribeirão Preto e alunos da rede municipal de Batatais deram o tom cultural ao evento, que contou com a participação de autoridades locais, professores, escritores, estudantes e o público em geral. A atividade aconteceu a partir das 19h30, na Praça Cônego Joaquim Alves (Praça Matriz).

Estiveram presentes na mesa oficial do evento: Victor Hugo Junqueira (secretário da Educação de Batatais); Luciano Dami (secretário de Cultura e Turismo) que atuou como mestre de cerimônias; o Prefeito José Luis Romagnoli, a professora homenageada Shirley Baldochi; o vereador Sebastião Santana Júnior (presidente da Câmara de Batatais); Bettina Pedroso, produtora cultural da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e demais vereadores.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Segundo o secretário de Educação, Victor Hugo Junqueira, a cidade tem muito carinho pela Feira do Livro e por isso todos os envolvidos lutam para mantê-la viva. O secretário destacou a importância da Prefeitura oferecer o cheque-livro para os alunos. “Entendemos que a leitura é algo fundamental para o desenvolvimento das crianças”, avaliou. O secretário explicou que a feira cria uma série de trabalhos de leitura na rede municipal de ensino. “Temos aulas de leitura no quarto e quinto ano do ensino fundamental e realizamos a feira para ser mais um incentivo aos alunos”. Junqueira enfatizou que, neste ano, o objetivo dos organizadores foi mostrar que a feira não é só da educação, mas também de toda a cidade.

A professora homenageada local, Shirley Baldochi, recebeu cumprimentos durante a abertura e agradeceu a indicação do seu nome para esta 8ª edição da feira. Ela, que nasceu em São Paulo, contou que veio para Batatais no ano de 1959 e não saiu mais da cidade. “A gente não escolhe onde nasce, mas escolhe a cidade que vamos amar”. Em um depoimento emocionado que narrou sua trajetória de vida, a professora disse que se tivesse a oportunidade de voltar à sua juventude, escolheria ser professora novamente. “A sala de aula me encantou”. Sobre o papel dos livros na formação das pessoas, ela enfatizou que “é através deles e das histórias que melhoramos nossa comunicação e amplificamos a imaginação”.

Shirley Baldochi também foi homenageada pelo prefeito municipal da cidade, José Luis Romagnoli. Ele comentou que os organizadores da Feira do Livro resolveram homenageá-la por conta de toda sua história de luta e dedicação ao ensino. “Essa homenagem é uma saudação com muito carinho em sinal de nosso respeito, reconhecimento e gratidão à professora. Por tudo aquilo que ela representa e fez na sua vida profissional”. O prefeito destacou em seu discurso que, “só a educação e o conhecimento podem fazer com que o cidadão tenha uma vida digna”, concluiu.

Participação de Escolas

Estudantes da cidade também participaram do evento com duas apresentações. A primeira foi realizada pela Escola José Braga Morato e a segunda foi uma montagem preparada pela Escola Municipal Alzira Acra de Almeida. As duas instituições de ensino produziram musicais baseados na obra de Mauricio de Sousa, escritor homenageado e criador da Turma da Mônica.

A coreografia apresentada pela Escola Municipal Alzira Acra de Almeida encerrou a participação dos estudantes. A montagem foi desenvolvida pela aluna Helena de Lima Ribeiro, 11 anos. Ela sonha em ser atriz. Para Helena, a experiência de participar de projetos na feira é muito importante para o aprendizado e ainda dá a oportunidade aos estudantes de se divertirem. Apesar de ter criado a coreografia, a estudante é de outra escola, o Colégio ABE de Batatais e foi considerada como uma Amiga da Escola para a atividade. Para a coordenadora pedagógica da instituição, Ana Lucia de Faria Bergamo, o fato dos alunos se prepararem e subirem ao palco principal da festa literária motiva a leitura de todos. “Os quadrinhos de Mauricio de Sousa são os preferidos dos alunos e com eles, incentivamos a motivação interna da leitura. Os gibis trazem muitas mensagens e geram formação e é esse processo de leitura que leva a pessoa para a fantasia necessária”, mencionou.

Feira do Livro de Batatais

Os homenageados desta edição são o criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa (escritor homenageado), Shirley Baldochi (homenageada local) e o patrono permanente, José Olympio. As atrações envolvem contação de histórias, palestras, musical, peça teatral, espetáculo e sessões de cinema. A programação é aberta ao público (totalmente gratuita) e acontece na Praça Cônego Joaquim Alves (Praça Matriz) e no Cine Batatais, ambos localizados no centro da cidade, no interior de São Paulo.

Na sexta-feira (30), às 8h e 10h30 a Cia Nuvenzinha Azul apresentará a peça “O Livro Enfeitiçado”. E, às 14h, também com a Cia Nuvenzinha Azul, a peça “O Desaniversário de Alice”. Às 19h30, o De Lucca Circus volta ao palco da Feira, mas com o auxílio da ‘trupe’ Os Profiçççcionais, que interpretam o espetáculo “Cabaré Mundo Circus”, na Praça Matriz.

No sábado (31), último dia do evento, às 10h30 será realizado o espetáculo “Almanaque D’Verso”, com Lucas Santarosa. À noite, às 20h, a Cia Minaz sobe ao palco com a apresentação do musical “Viola Enluarada”.

A 8ª Feira do Livro de Batatais é uma realização da Secretaria de Educação de Batatais, Secretaria de Cultura e Turismo, Prefeitura Municipal e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

PROGRAMAÇÃO – próximas atividades

30 de agosto

8h00 – Peça Teatral “O livro enfeitiçado” com Cia Nuvenzinha Azul

10h30 – Peça Teatral “O livro enfeitiçado” com Cia Nuvenzinha Azul

14h00 – Peça Teatral “O desaniversário de Alice” com Cia Nuvenzinha Azul

19h30 – Espetáculo “CABARÉ MUNDO CIRCUS” com De Lucca Circus e Os Profiçççcionais

Local: Praça Cônego Joaquim Alves – Praça Matriz

31 de agosto

10h30 – Espetáculo “Almanaque D’Verso” com Lucas Santarosa

20h00 – Apresentação musical Viola Enluarada com Cia Minaz

Local: Praça Cônego Joaquim Alves – Praça Matriz

PROGRAMAÇÃO PERMANENTE

19h00 – Projeto Astronomia para todos

Local: Praça Cônego Joaquim Alves – Praça Matriz

8h30 e 14h30 – Sessões gratuitas de cinemaLocal: Cine Batatais

publicidade
publicidade

Últimas Notícias

Menor taxa de juros da Historia: Copom reduz Selic para 5,5% ao ano

Há pouco, o presidente Jair Bolsonaro comemorou a decisão do Copom em uma postagem no Twitter. O presidente escreveu: 'É a Economia dando certo".

Governo vai desbloquear mais R$ 8,3 bilhões contingenciados

O governo decidiu descontingenciar mais R$ 8,3 bilhões do Orçamento para distribuição entre ministérios.

Cúpula de Época deixa a revista, após polêmica e pedido de desculpas

O motivo foi a armação do grupo Globo na reportagem sobre Heloísa Bolsonaro, esposa de Eduardo Bolsonaro.

Colégio de Ribeirão Preto conquista oito medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Jovens maristas ganharam quatro medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze

Exposição Nacional de Orquídeas de Ribeirão Preto será realizada nos dias 27, 28 e...

O início da primavera será marcado pela realização da 8ª edição da Exposição Nacional de Orquídeas de Ribeirão Preto, que acontece de 27 a...

Andarilhos e pedestres receberão kits com colete refletivo e lanterna para evitar atropelamentos

Iniciativa da Arteris ViaPaulista integra calendário de ações do mês da segurança no trânsito nas regiões de Ribeirão Preto, Franca, São Carlos, Araraquara, Jaú e Itaporanga

Ribeirão Preto Rugby fica em segundo lugar na fase de classificação

No último sábado (14), o Mogi, de Mogi das Cruzes, não foi ao jogo contra a equipe ribeirão-pretana, que conquistou cinco pontos e foi a 31; semifinal será contra o Wally's, dia 28

CineMaterna traz sessão especial com animação infantil no Shopping Iguatemi

A animação britânica "Corgi: Top Dog" é o filme do mês do projeto CineMaterna no Shopping Iguatemi Ribeirao Preto. A exibição acontece na quarta-feira, 18...

Museu Casa de Portinari participa da 13ª Primavera dos Museus

A agenda é gratuita, aberta ao público e terá como tema central: Museus por Dentro, por Dentro dos Museus.
- PUBLICIDADE -