InícioRegiãoAraraquaraFestival de Dança chega repleto de atividades em setembro

Festival de Dança chega repleto de atividades em setembro

- continua após a publicidade -

Setembro chega com a 17ª edição do Festival de Dança de Araraquara, evento realizado pela Secretaria Municipal da Cultura, Fundart e Secretaria Municipal de Educação, com parceria do SESC e SESI Araraquara. Com apoio do Hotel Municipal, Hotel Uirapuru, Max Salada Grill, Acarajé com Arte e uma equipe de produção que conta com jovens estudantes de artes e voluntários da cidade, além de participantes de vários Estados brasileiros, como Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Ceará – além de São Paulo. O festival acontece entre os dias 09 e 17, com todas as atividades gratuitas.

Com uma programação repleta de atividades, o Festival apresenta os eixos temáticos: “Aracoara” (atividades pela manhã): ações formativas para docentes de Artes de Araraquara, das 8 às 13 horas, no CEAR; “Morada do Sol” (tarde): oficinas de dança para dançarinos de múltipla formação em dança; e “Buraco de Arara” (noite), com mostra de espetáculos.

arquivo pessoal

“O Festival de Dança, em sua 17ª edição, projeto longevo e marcante do município, é retomado agora com um vigor especial, que recoloca a dança na posição que lhe cabe no cenário local. A mescla que estimula o diálogo entre os espetáculos, as atividades de formação e a descentralidade, fazem a diferença na qualidade geral do que será apresentado”, aponta a secretária municipal da Cultura, Teresa Telarolli.

A curadora e organizadora do evento – a artista da Dança, também Professora Doutora dos Programas de Pós-Graduação em Dança e em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, a bailarina araraquarense Gilsamara Moura – explica que “o Festival de Dança de Araraquara ganhou visibilidade nacional desde sua criação em 2001 e, agora, pretende voltar com a força de antes, com uma programação que prioriza os artistas e docentes locais, além de promover formação de público para as artes e gerar intercâmbios artísticos.”

Aracoara – O Eixo Aracoara, com ações formativas para docentes, contará com o mini-curso de 40 horas com certificação “Ações formativas para docentes de Artes”, das 8 às 13 horas, no Cear. A atividade acontece no período de 09 a 16 de setembro, liderada por Denny Neves (PE) e Gilberto Santiago (BA), com convidados ao longo da semana num verdadeiro caldeirão de troca de conhecimentos em artes em geral.

arquivo pessoal

 “O objetivo deste curso é qualificar, atualizar, criar redes e grupos de estudos que permanecerão após o festival. O mini-curso pretende reencantar os espaços artístico-pedagógicos promovendo troca de conhecimentos, estudos de caso, apreciação estética, elaboração crítica, sempre com a ideia de teoria e prática juntas. Será um espaço de reinvenção da Arte”, explica Gilsamara.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Serão 50 vagas destinadas aos professores das Oficinas Culturais, da Escola Municipal de Dança, da Rede Municipal de Ensino, Academias de Dança da cidade e demais interessados, até se completar o número máximo de vagas. As inscrições estarão abertas entre os dias 01 e 08 de setembro, pelo email:festivaldedanca2017@gmail.com. Os certificados serão emitidos pela Universidade Federal da Bahia aos que obtiverem 75% de presença. O curso prevê, para o último dia de aula, uma apresentação pública do resultado do trabalho, às 10 horas do dia 16.

O Eixo Aracoara também contará com o “Arte no Currículo”, que consiste em uma exposição pública do projeto que tem revolucionado a Arte nas escolas públicas de Salvador, na Bahia. A Profª Drª Beth Rangel apresenta o projeto “Arte no Currículo” na Secretaria Municipal da Educação, para docentes da rede municipal de ensino, no dia 11; no dia 12 serão apresentados “Arte no Currículo” e “EAD (Ensino à Distância) em Dança”, num encontro de docentes da UFBA com os gestores da Prefeitura de Araraquara e Secretaria Municipal da Educação; e, ainda no dia 13, haverá “Conversas sobre dança e Educação”, com Helena Katz (SP), Daniela Amoroso (SP-BA) e Jai Bispo (BA), com mediação de Gilsamara Moura, das 10 às 13 horas.

Morada do Sol – Este é o eixo das oficinas de dança para dançarinos. A abertura conta com o “Encontro de Cultura Popular”, das 15 às 18 horas, na EMEF Prof. Henrique Scabello, no Hortênsias, em evento voltado para músicos, capoeiristas, b-boys e interessados em geral. “A participação é livre: é só chegar e integrar-se. Será uma grande celebração de manifestações populares do bairro e entorno”, lembra a curadora.

Nos dias 12 e 13, o convidado é Jai Bispo (BA) com “Poéticas do chão na Dança”, das 14 às 17 horas, no CAIC do Vale do Sol. “Esta oficina visa trabalhar com estudo de movimento a partir da relação do corpo com o chão, por meio de situações técnicas investigativas criativas. Chão lugar, chão contexto, chão história, chão memória, chão pessoas… dançado como poética e política”, conta Gilsamara.

Já nos dias 14 e 15, o mineiro Vanilton Lakka ministra “Conexões entre Dança de Rua e Dança Contemporânea”, das 14 às 17 horas, no CEU das Artes do Indaiá.

 No dia 15 também haverá, na Casa da Cultura, o workshop “Composição Coreográfica”, com a carioca Camila Fersi, das 14 às 17 horas. A proposta é trabalhar maneiras de se criar partituras de dança a partir das relações entre tempo, espaço, peso e dinâmica do movimento. “Trataremos da ideia de paradoxo no corpo, enquanto estímulo que provoca tensão no movimento e põe em evidencia as linhas de força entre dentro e fora, individual e coletivo, pessoal e público”, explica.

A oficina “Bailar com lo invisible – praticas de improvisación”, com Martin Piliponsky (Buenos Aires), acontece nos dias 16 e 17, das 14 às 18 horas, na Academia Art Dance. A oficina é dirigida a todas as pessoas interessadas em movimento e fisicalidade, profissionais ou amadores, com ou sem experiência, atores, bailarinos e performers, mas sobretudo, para pessoas que buscam ampliar sua consciência física como prática nas artes e seus diferentes contextos.

foto arquivo pessoal

Buraco de Arara – A mostra de espetáculos abre, no dia 09, com a Cisne Negro Cia. de Dança apresentando o espetáculo “Ziggy – Tributo a David Bowie”, às 20 horas, no Sesc Araraquara – parceiro do Festival. O espetáculo, com coreografia de Mario Nascimento, propõe um mergulho no mundo e nas sensações que as músicas de Bowie transmitem. São 40 minutos de espetáculo, com nove bailarinos, mostrando como Bowie influenciou o mundo com seu psicodelismo.

Os alunos da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) apresentam “Tempo de Poesia”, no palco da EMD, às 19 horas, no dia 10. A produção e execução do espetáculo contam com 150 alunos, envolvidos nesse convite à poesia, ao ato de degustar a palavra. Todas as linguagens artísticas aparecem no espetáculo: a Dança Contemporânea, o Ballet Clássico, o Sapateado, a Capoeira, o Teatro, a Música, as Artes Visuais, além da produção textual na forma de poesia, já que muitos alunos escreveram seus poemas também.

Ainda no Palco da EMD, no dia 12, o Núcleo da EMD, realiza apresentação de “Nuvens de algodão, céu de celofane”, às 19 horas. Este Núcleo é composto por alunos formados e formandos. Neste mesmo dia, no Teatro Wallace Leal, a partir das 22 horas, acontece Sessão Maldita com a participação de artistas e grupos independentes de Araraquara.

O bailarino pernambucano que reside em SP, Ângelo Madureira é a atração no dia 13, às 19 horas, com o espetáculo “Delírio”, no Teatro Wallace Leal. “Delírio” antecede a abertura da Mostra de Filmes “Odara – olhares da dança audiovisual em Araraquara”, no mesmo local, às 20h30, sob curadoria da artista da dança Profª. Drª. Daniela Guimarães.

foto divulgação

Uma “Noite de Dança Feminista” marca o dia 14: Geórgia Palomino apresenta “Ella a 7 chaves”, Daniela Amoroso apresenta “Hortênsia” e Gilsamara Moura traz seu “NINHO: casa(H)era”. A programação tem início às 20 horas com as três bailarinas araraquarenses apresentando solos e tratando a questão de gênero de maneira diferente, potente e complementar.

No dia 15, a partir das 20 horas, dois trabalhos serão apresentados na Estação Ferroviária: “Rastros”, com Vanilton Lakka; e “Performance”, com o argentino Martin Piliponsky. Os performers – de dois países diferentes -interagem neste espaço de trânsito, de chegadas e partidas.

Mais dois trabalhos estão na programação do dia 16, no Sesc Araraquara: “Desatar”, com Cia. Alysson Amâncio (CE) e “Ofélia – territórios movediços”, com Camila Fersi (RJ). As apresentações terão início às 20 horas, no Teatro do Sesc Araraquara. No mesmo dia, será realizada a Festa da Dança, em local e data a serem definidos.

Por fim, a Mostra das Academias de Dança de Araraquara encerra a programação no dia 17, no Palco da EMD, a partir das 19 horas com a participação de mais de 15 coreografias numa noite solene.

“Haja fôlego, mas é isso mesmo, a Dança movimenta muita energia e é isso que queremos para Araraquara nestes 200 anos. Queremos nos encantar  novamente para seguir transformando a cidade cada vez mais. O Festival Internacional de Dança 2017 voltou com energia renovada e contamos com a presença e participação da população. A Arte é uma forma potente de celebrar a vida”, finaliza a curadora.

arquivo pessoal

Fonte: prefeitura de ARARAQUARA

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🚗 Mostra de Carros Antigos no Iguatemi Ribeirão Preto Neste Final de Semana 🏎️

"Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas." Resumo O Iguatemi Ribeirão Preto, em...

🏷️ Agrishow em Ribeirão: Credenciamento Exclusivo no Iguatemi 🌱

O posto funcionará do dia 24 ao 28 de abril, para facilitar o acesso dos 195 mil visitantes esperados para a feira.

Mulheres Motociclistas dominam o Barretos Motorcycles com espaço exclusivo!

Preparem seus motores, vapt-vupt! As mulheres motociclistas estão com tudo no Barretos Motorcycles. A 20ª edição do festival, que rola de 3 a 5 de maio no Parque do Peão, em Barretos, terá pela terceira vez um espaço exclusivo para elas, o Women Bikers.

Palmeiras busca manter liderança contra o Independiente del Valle pela Libertadores!

O Palmeiras visita o Independiente del Valle nesta quarta-feira (24), pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. O Verdão busca manter a liderança do grupo A

Merseyside Derby: Sean Dyche busca quebrar tabu contra o time do coração

O tradicional Merseyside Derby, entre Everton e Liverpool, terá um ingrediente a mais na partida desta quinta-feira (24), às 16h (de Brasília), em Goodison Park, pela rodada de meio de semana da Premier League.
- PUBLICIDADE -