InícioPolíticaUm canalha a menos: Marco Aurélio se aposenta hoje(12)

Um canalha a menos: Marco Aurélio se aposenta hoje(12)

A aposentadoria coincide com seu aniversário de 75 anos, limite imposto pela Constituição à atuação dos integrantes do Supremo Tribunal Federal

- continua após a publicidade -

O ministro Marco Aurélio Mello se despede da Suprema Corte nesta segunda-feira (12). A aposentadoria coincide com seu aniversário de 75 anos, limite imposto pela Constituição à atuação dos integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF).

Após 31 anos à frente do posto, Marco Aurélio afirma deixar a toga com o “sentimento de dever cumprido”. Foi o mais longevo da história do Supremo – ficou 3 dias a mais que o ex-ministro Celso de Mello, que se aposentou em 2020.

arquivo

Ele chegou à Corte em 1990, por indicação de seu primo, o então presidente Fernando Collor, hoje senador da República. Na época, o Tribunal tinha sido recém modelado pela Constituição de 1988 e ainda contava com integrantes remanescentes do regime militar.

No período em que ocupou a cadeira de magistrado do STF, ele viu 6 presidentes da República assumirem o poder. Ele próprio, por estar na linha sucessória, já assumiu o comando do Brasil interinamente em cinco ocasiões. Em uma delas, em 2007, sancionou a lei que cria a TV Justiça.

“Quem chega ao STF já chega com perfil na área jurídica formado. Quando podemos decidir atendendo os anseios da imprensa e da sociedade, nós decidimos. Mas quando não podemos, como nosso compromisso maior é com a supremacia da Constituição, nós nos mostramos contramajoritários e não nos preocupamos com a reação”, afirmou o decano, em entrevista ao Poder360, ao comentar sobre os planos após a aposentadoria.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Quem é André Mendonça, nome de Bolsonaro para vaga no STF

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🐟🥚 Bom Prato de Ribeirão Preto Abre Durante Feriado e Espera Receber 7.500 Pessoas com Cardápio Especial de Páscoa 🐟🥚

O Bom Prato de Ribeirão Preto surpreende ao abrir suas portas durante o feriado da Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, dias 29 e 31 de março, respectivamente.

🚨 RP Mobi Alerta para 8 Interdições Durante Feriado Santo 🚨

Devido às celebrações religiosas do feriado da Sexta-feira Santa, a RP Mobi monitorará oito interdições em Ribeirão Preto. As atividades ocorrerão das 5h às 23h

Linha de ônibus 43 – Portal dos Ipês terá o itinerário ampliado

Alteração passa a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de abril. @rpmobi.online

Pesquisa de Satisfação dos serviços de saneamento básico é realizada em Ribeirão Preto

Ação é promovida pela Agência Reguladora ARES-PCJ para avaliar os serviços oferecidos pela Saerp

Educação financeira: Na região de Ribeirão Preto, 50 mil estudantes têm nova disciplina no currículo e vão aprender a lidar com o dinheiro

Currículo foi reformulado e novo componente para ampliar aprendizado de matemática é oferecido para todos os estudantes do Ensino Médio e dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
- PUBLICIDADE -