Qual é o valor de uma decisão: Rogério Favreto o desembargador petista agindo na surdina

0
1052

De acordo com o site da Ordem dos Advogados do Brasil, Rogério Favreto nasceu em 1966, na cidade gaúcha de Tapejara. Formou-se em Direito pela Universidade de Passo Fundo e fez mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica. Entre abril de 2007 e junho de 2010, exerceu o cargo de secretário nacional da Reforma do Judiciário, no Ministério da Justiça

O advogado Rogério Favreto filiou-se ao PT em 1991.
Ainda na década de 90, quando Tarso Genro se elegeu prefeito de Porto Alegre, ele foi premiado com o emprego de procurador-geral da prefeitura da capital gaúcha.
Em 2005, Favreto ganhou um gabinete na Casa Civil do governo Lula.
Em 2007, de novo convocado por Tarso Genro, Favreto assumiu o comando da Secretaria da Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça. Ali ficou até 2010, quando deixou o cargo e o PT.

A mãe do desembargador e uma das irmãs dele também foram filiadas à legenda.

Deixou o partido para continuar a serviço do PT no Judiciário.

Em 2011, beneficiado por uma dessas espertezas brasileiríssimas, o advogado foi promovido a magistrado por Dilma Rousseff.
Foi ela quem fez de Favreto um dos juízes do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.
Fantasiado de desembargador, há mais de três anos o doutor não perde nenhuma chance de mostrar que é muito grato aos padrinhos e exemplarmente leal ao partido.

Em diversos vídeos no Youtube também é possível ver Favreto criticando a Lava-Jato. Ele chegou a dar uma entrevista para o ultra petista Luis Nassif. Veja alguns exemplos:

https://www.youtube.com/watch?v=N2smAkPxVdM

O desembargador concedeu hoje um habeas corpus a Lula, atendendo a um pedido feito por deputados petistas. No entanto, até o presente momento, Sérgio Moro recusou o HC alegando que Favreto não tem competência para o caso. Aguardaremos os próximos capítulos.