Como já noticiamos em outras matérias, a Policia Federal, juntamente com GAECO e Ministério Publico, abriram a caixa oculta a prefeitura e Ribeirão Preto.
Em escutas telefônicas a população veio a ter conhecimento de o que muitos desconfiavam, e inclusive já haviam denunciado a 3 anos atrás.
Com 13 detidos no primeiro dia, agora o a Polícia Federal prendeu, o ex-secretário da Casa Civil Layr Luchesi Junior.
Essas prisões dão início a uma nova fase da operação .
Dessas detenções, nove foram transformadas em provisórias (sem data para serem suspensas) e quatro pessoas foram liberadas: a ex-advogada do Sindicato dos Servidores Municipais, Maria Zuely Alves Librandi, a empresária Teresa Cristina Lopes da Silva, a administradora Julia Mantilla Rodrigues Netto e o empresário Johnson Dias Correa.
Ministério Público após a conclusão do inquérito da primeira fase da operação, entrou com pedido de prisão dos vereadores Walter Gomes (PTB), e do vereador Cícero Gomes (PMDB), que foram flagrados recebendo envelopes, que segundo investigações, levam a Policia Federal entender que tratava-se de Propina.
Mas a Justiça negou os pedidos de prisão preventiva, pois entendeu que “Ambos compareceram na delegacia de polícia e prestaram esclarecimentos, negando a prática dos ilícitos, por isso, devem ser tratados processualmente como os demais vereadores, que foram afastados das funções, mas respondem o processo em liberdade. Portanto, indefiro o pedido de prisão preventiva em relação a eles”,
Os vereadores Capela Novas (PPS), Genivaldo Gomes (PSD), Samuel Zanferdini (PSD), Giló (PTB), Maurílio Romano (PP), Bebé (PSD) e Saulo Rodrigues (PRB) também foram denunciados pelo MPE por participarem de “fatos criminosos referentes à terceirização de mão de obra na Coderp”.
A prefeita por sua vez, teve varias conversas grampeadas, que envolvem gerentes e superintendente de autarquias, chegando a usar frases como:
“Se eu fala de nossa base so reelegem dois” ou
“Manda todo mundo (apadrinhados por vereadores) embora, quero ver se eles aguentam” e ainda a maior pérola,
” Eu acabo com a minha carreira, mas acabou com a carreira de too mundo” quando se referiu aos seus aliados.
As vésperas das eleições os candidatos afastados, continuam suas campanhas na rua, na TV, Radio e Internet, e estão confiantes que serão eleitos.
Com a palavra a população de Ribeirão.
Nós merecemos os políticos que nos representam?
Veja aqui um resumo de todo ocorrido desde a deflagração da operação parasitas.