Nota de Repúdio da Associação dos Advogados de Ribeirão Preto às declarações do presidente da OAB

0
1081

Nota de Repúdio

A Associação dos Advogados de Ribeirão Preto (AARP) vem a público externar indignação e repúdio em relação às declarações do presidente do Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), dr. Felipe Santa Cruz, na última quinta-feira, 23/6, em sua conta no Twitter.

A Ordem, representante maior dos advogados brasileiros, fala por todos os profissionais e o cuidado na emissão de qualquer opinião é uma obrigação, inclusive em respeito à história e ao papel da OAB no cenário nacional.

É inadmissível o desrespeito ao profissional, à diversidade de opinião e à crítica ainda que o interlocutor não saiba dialogar com o mesmo respeito.

Utilizar xingamentos e ataques, seja em redes sociais ou qualquer outra forma de declaração pública, não condiz com o cargo de alguém que representa a categoria profissional que defende os princípios democráticos.

O representante da instituição que congrega os advogados brasileiros deve valorizar o profissional e não o contrário. Trata-se de uma responsabilidade atribuída à OAB e, por consequência, assumida pelo seu presidente durante todo seu mandato.

A AARP entende que o debate é sadio, assim como são importantes as críticas, mas jamais compactuará com atitudes ofensivas, irresponsáveis e incompatíveis com o papel das entidades representativas da classe dos advogados.

Juarez Donizete de Melo
Presidente AARP