Pesquisa aponta vitória com larga vantagem para Bolsonaro

0
1076

Saiu nesta sexta(26) a segunda pesquisa nacional para o segundo turno do Instituto Paraná Pesquisas. Encomendada pela Revista Crusué e Empiricus, os dados são muito diferentes dos apresentados pelas pesquisas de inteções de votos divulgadas esta semana pelo IBGE e também pelo DataFolha. Nos últimos dois casos, as pesquisas apontam uma margem menor e redução entre os candidatos. Já o Paraná Pesquisas, aponta uma diferença de 21 pontos entre os candidatos no segundo turno.

Contratadas geralmente pela Globo/Estadão, as pesquisas do Ibope e DataFolha não tem sido muito precisas nos últimos pleitos, o que levanta a desconfiança da população na manipulação da mídia para favorecer um ou outro candidato. Afinal, a quem pode interessar uma pesquisa que apresente nos últimos dias da eleição uma tendência de redução na diferença da margem entre os candidatos?

Vamos aos dados divulgados pelo Instituto Paraná, que ouviu 2.120 eleitores em 160 municípios de 26 estados e o Distrito Federal.

Votos Válidos

Jair Bolsonaro: 60,9%
Fernando Haddad: 30,1%

Votos Totais

Jair Bolsonaro: 53%
Fernando Haddad: 34,4%
Brancos/Nulos: 8,6%
Não sabem: 3,9%

Rejeição maior para o Fernando Haddad

De acordo com a pesquisa, entre os eleitores de Haddad, 11,4% disseram qeu ainda podem mudar seu voto, enquanto apenas 7,7% responderam da mesma maneira entre os eleitores de Bolsonaro. A rejeição de Fernando Haddad também é grande, 54,5% dos entrevistados disseram não votar em Fernando Haddad em hipótese alguma, 39,4% dos entrevistados, disseram que jamais votariam em Jair Bolsonaro.

A pesquisa do Instituto Paraná, em parceria com a Crusoé/Empiricus, mostra Jair Bolsonaro em ampla vantagem sobre o seu adversário Fernando Haddad na disputa para a Presidência da República. Confira os números:

De acordo com a Resolução-TSE n.º 23.549/2017, essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BR-06785/2018 para o cargo de Presidente.