Dulce Neves vai assumir a secretaria da cultura em Ribeirão Preto

0
2796

A secretaria da cultura de Ribeirão Preto agora terá uma nova “chefe”. Depois da saída do ex-secretário Alessandro Maraca no último dia 7, que se afastou do cargo para concorrer a câmara de vereadores na próxima eleição, a secretaria estava interinamente aos cuidados do secretário da educação Invernizzi Lopes. Dulce Neves, que hoje ocupa a presidência da fundação Pedro II será a responsável por enfrentar os desafios da secretaria em meio a crise financeira pela qual a cidade passa.

Com o orçamento apertado, a nova secretária já tem pela frente o desafio de recuperar o museu histórico, abandonado na gestão de Maraca e que recentemente foi danificado com a queda do forro em um de seus espaços. A secretaria pretende integrar ações culturais e aumentar o volume da atividade na cidade, uma das exigências feitas por Dulce a prefeita foi o aumento da verba para a secretaria e mais autonomia na tomada de decisões.

A Cultura na Cidade

Em 2010 Ribeirão Preto foi eleita pela CBC – Capital Brasileira da Cultura – junto ao Ministério do Turismo como a capital brasileira da cultura, mas de lá para cá pouca coisa foi feita, na verdade o cenário cultural de Ribeirão Preto tem muito para reclamar. A cidade chegou a não participar de algumas edições da Virada Cultural Paulista, que abre espaço para artistas regionais, o que gerou a criação do movimento Virada Cultural Independente e a Feira do Livro de Ribeirão Preto vem a cada ano perdendo força com baixa adesão popular.

Na eleição de 2010, a cidade levou o título por ser considera um destaque justamente por eventos como a Feira do Livro e pelo cenário cultural que inclui a Orquestra Sinfônica, o Cine Clube Cauim, o Coral Minaz e a existência de museus e patrimônios culturais. Infelizmente o que se vê hoje é a degradação da maioria destes cenários como a dificuldade financeira da Orquestra e o abandono dos patrimônios.

Neste cenário instável da cultura em Ribeirão Preto, a nova secretária, que já havia sido desejada pela prefeita para o cargo a algum tempo, precisará colocar o seu perfil administrativo em prática, para que a cidade possa fazer jus ao título recebido em 2010.

Dulce Neves, além de apresentadora do programa SalaDVisita, já foi vice-presidente da Associação Musical do município – mantenedora da orquestra sinfônica e acumulará com o cargo de secretária a função de presidente da fundação Pedro II.