InícioPolíticaDoria quer reformar a gestão pública e demitir funcionalismo

Doria quer reformar a gestão pública e demitir funcionalismo

Proposta prevê também alterações no plano de saúde dos funcionários públicos e extinção de 10 entidades estaduais

- continua após a publicidade -

Com o objetivo de conter custos e diminuir o tamanho da estrutura do Estado, o governo de São Paulo pretende alterar o plano de saúde dos funcionários públicos, permitir a demissão de servidores e extinguir fundações, como as que atualmente administram o Parque Zoológico e o Instituto Florestal.

O projeto, enviado para a apreciação da Assembleia Legislativa, pretende estabelecer

“medidas voltadas ao ajuste fiscal e ao equilíbrio das contas públicas”. Entre as proposições estão o aumento de 2% para 3% do teto no desconto em folha do plano de saúde dos servidores, a alienação de imóveis e o Plano de Demissão Incentivada (PDI). De acordo com o governo, existem hoje quase 6 mil servidores que poderiam se aposentar, mas continuam exercendo suas atividades “com dificuldade ou sem interesse, desestimulando os demais”.

Durante uma coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, Rodrigo Garcia, vice-governador de São Paulo, afirmou que foram identificadas 12 estruturas que, se extintas, “não comprometerão a execução da política pública e vão economizar recurso público”. Entre essas entidades, estão:

1. Fundação Parque Zoológico de São Paulo
2. Fundação para o Remédio Popular
3. Fundação Oncocentro de São Paulo
4. Instituto Florestal
5. Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo
6. Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Segundo a proposta, as operações do Zoológico passariam para a iniciativa privada.

Criada em 1958, a fundação tem a missão de “manter uma coleção de animais vivos para a educação e a recreação do público, além de proporcionar facilidades para o trabalho de pesquisadores no domínio da zoologia”. No balanço orçamentário mais recente, de 2018, essas atividades custaram mais de 39 milhões reais aos cofres públicos.

As demais fundações seriam extintas e suas funções incorporadas por outras estruturas. Os imóveis que ocupam, utilizados em outras finalidades ou vendidos. No total, são 89 propriedades em 67 municípios que, somadas, ocupam uma área superior a 5,5 milhões de metros quadrados — superfície que equivale à de aproximadamente 517 campos de futebol.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Grupo Teatral de Ribeirão Preto Apresenta Espetáculo Selecionado para Festival no Chile

O grupo Gitirana Produções apresenta neste sábado, 27 de abril, às 19 horas, no Teatro Santarosa, o espetáculo "Lesados". Esta peça foi selecionada para o 17º FINTDAZ (Festival Internacional de Teatro y Danza) em Iquique

Ser Gentil no Dia a Dia Favorece a Saúde Mental

Um abraço caloroso, um sorriso sincero ou um simples "bom dia" têm o poder de transformar o dia de alguém.

Agrishow vem com tecnologia e novos equipamentos

As mais novas tecnologias serão apresentadas na Agrishow 2024, progame-se

Motorola Edge 50 Pro é Lançado no Brasil com Oferta Especial para o Dia das Mães

O Motorola Edge 50 Pro, conhecido pelo design premium, funcionalidades de primeira linha e recursos avançados de IA, já está disponível para compra no Brasil na Loja Online da Motorola

Agrishow 2024: Informações sobre Mudanças no Anel Viário

Durante a 29ª edição da Agrishow, que acontece entre 29 de abril e 3 de maio, o trânsito no Anel Viário de Ribeirão Preto sofrerá alterações significativas devido ao aumento do fluxo de veículos.
- PUBLICIDADE -