InícioPolíticaDefesa de Lula pede suspensão de processo para analisar documentos

Defesa de Lula pede suspensão de processo para analisar documentos

- continua após a publicidade -

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolou hoje (8) um habeas corpus no Tribunal Regional Federal da 4ª Região para pedir a suspensão do processo em que ele é acusado de receber vantagens indevidas da construtora OAS. A defesa alega que não teve tempo hábil de analisar documentos que foram juntados ao processo entre os dias 28 de abril e 2 de maio por meio digital.

“É materialmente impossível analisar toda essa documentação até o dia 10, quando haverá o interrogatório do ex-presidente e será aberto o prazo para requerimento de novas provas”, aponta nota do escritório de advocacia.

Segundo os advogados Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira, os documentos – referentes a contratos entre a Petrobras e a OAS – eram solicitados desde outubro do ano passado.

“A mídia apresentada perfaz 5,42 gigabytes e foi levada aos autos sem índice e de forma desorganizada. Há cerca de 5 mil documentos (técnicos, negociais e jurídicos) e são estimadas cerca de 100 mil páginas”, aponta a defesa.

Segundo os advogados, o juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, negou prazo adicional para a análise e também a entrega da outra parte da documentação.

Para a defesa, a negativa “causa inequívoco prejuízo à defesa de Lula”. Eles alegam que a acusação faz referência a três contratos firmados entre a Petrobras e a OAS.

“Somente algumas peças foram anexadas à denúncia após terem sido selecionadas pelo Ministério Público Federal.”

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Os advogados afirmam ainda que a decisão fere a igualdade de condições para defesa e acusação, tendo em vista que apenas uma das partes tem acesso a documentos relativos a contratos tratados na ação penal. A Petrobras, segundo os advogados, atua como assistente de acusação no processo.

Além de pedir liminarmente a suspensão do processo, a defesa solicita a definição de um prazo “razoável” para a análise dos documentos. Pede ainda a íntegra da documentação que já havia sido requerida.

Procurada pela Agência Brasil, a 13ª Vara Federal de Curitiba, onde atua o juiz Sérgio Moro, informou que não comentaria as críticas feitas à decisão.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Hospital Ribeirania realiza ações especiais para crianças internadas

Visita de super-heróis, varal de desenhos personalizados e distribuição de lanches saudáveis são algumas das atividades realizadas com as crianças internadas no hospital Ribeirania Durante...

MIJÃO, BATATA E MINHOQUINHA: CLIENTES DO TRÁFICO NO STF

Lista de nomes é longa e o esquema de tráfico estava organizado pelo WhatsApp! Na última quinta-feira (10), a Polícia Civil desmantelou um esquema de...

🎉 Dia das Crianças no Sesc Ribeirão Preto: Muita Diversão para Toda Família! 🎉

O Sesc Ribeirão Preto está com uma programação imperdível para comemorar o Dia das Crianças, recheada de atividades que prometem entreter a criançada e...

🛑 VOTE NÃO A MAIS UM ELEFANTE BRANCO EM RIBEIRÃO PRETO! 🛑

🏥 Nossa cidade precisa de mais saúde, não de luxo! 🏥 Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da...

🎭🎤 Opções imperdíveis para curtir a folga na região de Ribeirão Preto: Diversão para todas as idades! 🎶🎬

Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas. Resumo: A região de Ribeirão...
- PUBLICIDADE -