O presidente Jair Bolsonaro participou, nesta segunda-feira (8), da posse do novo Secretário Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o até então advogado da União Cláudio de Castro Panoeiro. A escolha de Panoeiro para o cargo foi feita pelo Ministro da Justiça, André Mendonça, e formalizada em publicação do Diário Oficial do último dia 3 de junho.
Em discurso, o ministro da Justiça destacou as qualidades do novo secretário, que é deficiente visual.
“O grande secretário nacional de Justiça vê muito mais do que aqueles que têm olhos…”
Além do ministro da Justiça, estiveram presentes o ministro da Casa Civil, Braga Netto, e a primeira-dama, Michele Bolsonaro.
A primeira-dama discursou em tom emocionado e disse se alegrar pelo olhar especial que o atual governo tem com os deficientes.
Em seguida, o próprio Secretário, Claudio de Castro Panoeiro, falou da jornada profissional que o espera.
“Estou aqui por vontade própria. Portanto, quero realizar esse trabalho..”
O presidente Bolsonaro disse ter esperança de que a atuação do secretário melhore ainda mais a Justiça brasileira.
“A Justiça ficará maior ainda com a sua presença. Nós todos nos orgulhamos dessa momento…”
A permissão para que Cláudio de Castro Panoeiro ocupe função no Ministério da Justiça está publicada na edição desta segunda-feira (8) do Diário Oficial.
A portaria traz orientações sobre como deverá ser o processo durante e após o tempo em que Panoeiro estiver no cargo e detalha, por exemplo, que o salário do Secretário continuará sendo pago pela Advocacia-Geral da União e que ele deverá se apresentar à Procuradoria Regional da 2ª Região imediatamente após a cessão terminar.