Durante a tradicional live da quinta-feira o presidente do Brasil disse que vai aparecerer nesta sexta no Diário Oficial da União a indicação de Kassio Nunes ao STF.
Kassio Nunes Marques, 48 anos, desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, é o indicado de Jair Messias Bolsonaro ao Supremo Tribunal Federal.
Bolsonaro disse que a indicação será publicada no “Diário Oficial da União” desta sexta (2). Marques é o atual desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que tem sede em Brasília.
“Sai publicado amanhã no Diário Oficial da União, por causa da pandemia nós temos pressa nisso”. Disse o presidente durante a live.
Ao anunciar a escolha Bolsonaro saiu em defesa de Kassio que teve o nome bastante criticado entre os conservadores.
“Falam que ele é desarmamentista, não tem nada a ver. Conheço muito ele, já tomou tubaína comigo. A questão de família, ele é católico, é família. Tenho certeza que vocês vão gostar do trabalho dele no Supremo Tribunal Federal”, disse Bolsonaro.
Quem é Kassio Nunes
Marques, de 48 anos, se formou Direito na UFPI (Universidade Federal do Piauí ), se especializou em Processo e Direito Tributário na UFC (Universidade Federal do Ceará), e se tornou mestre em Direito Constitucional pela Universidade Autônoma de Lisboa.
Marques votou contra a deportação do italiano Cesare Battisti, condenado em seu país pela morte de quatro pessoas. Em 2010, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu asilo político a Battisti, mas uma juíza de primeira instância havia determinado que ele fosse enviado para a França.
“O desembargador Kassio Nunes liberou a licitação no Supremo Tribunal Federal (STF) para a compra de lagostas e vinhos caros pelo Supremo “
“Nunes foi nomeado para o TRF-1 pela ex-presidente Dilma Rousseff, após ser mais votado em lista tríplice da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “
“Qual é a formação e a trajetória profissional de Kassio Nunes
Natural de Teresina, Kassio Nunes tem 46 anos. Ele é bacharel pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), tem mestrado pela Universidade Autônoma de Lisboa e especializações também na Espanha e Itália.
Kássio Nunes Marques é advogado de formação e desde 2011 ocupa o cargo de desembargador do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região, na cota das vagas destinada à membros da advocacia, o chamado quinto constitucional.
Atualmente, é considerado um dos magistrados mais produtivos em tribunais de segunda instância. Ele profere mais de 600 decisões por dia.”