A Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Ribeirão Preto começou a distribuir nesta quinta-feira, dia 25 de março, os 174 novos coletes à prova de balas adquiridos com investimento de R$ 226,2 mil.
Os agentes da GCM estão sendo chamados de forma individual para a troca de colete, a fim de evitar aglomerações.
“Iniciamos a troca dos coletes à prova de balas, um investimento que irá garantir mais segurança aos nossos GCMs em suas ações diárias de enfrentamento à violência na nossa cidade”, explicou o superintendente da GCM, Domingos Fortuna.
Leves e confortáveis, os coletes possibilitam que os GCMs executem a segurança da população e proteção ao patrimônio público com prontidão.
Seus painéis balísticos são revestidos com nylon resinado para proteger contra a umidade, e as capas externas recebem costuras reforçadas que prolongam a vida útil dos coletes.
A tecnologia utilizada nos coletes, disposta em camadas, adquire propriedades de proteção balística e é uma das mais usadas para fabricação do item de proteção no mundo. Sua composição chega a ser cinco vezes mais resistente que o aço e suporta temperaturas de até 400º C.
Os coletes são submetidos aos mais variados testes de condições adversas, tais como: umidade, calor excessivo e perfuração.
Nos testes específicos realizados pelo Exército Brasileiro, também foram aprovados com um nível acima do satisfatório, o que garante uma maior segurança aos usuários.
Investimentos
A segurança pública de Ribeirão Preto ganhou atenção especial durante os últimos quatros anos para oferecer mais tranquilidade à população.
A prefeitura, ciente da necessidade de investir no setor, tornou a Guarda Civil Metropolitana (GCM) um importante aliado da sociedade.
A segurança da região do quadrilátero central ganhou a presença da base móvel da GCM em um ponto estratégico e, no início de dezembro, a GCM recebeu quatro veículos para renovação da frota de viaturas.
A GCM também recebeu outros investimentos de grande relevância para a melhoria dos serviços prestados à população, como as reformas da Base Canil e da Base Central, além da aquisição de equipamentos operacionais para a ROMU.
Também foi reforçado o número de GCMs nos últimos anos com o chamamento de 48 novos guardas municipais. A contratação permitiu um aumento de 22,5% no efetivo, além da aquisição de novos uniformes e armamento.