Canil da GCM completa cinco anos de atuação em Ribeirão Preto

0
1300

Cães fazem parte efetivo da corporação e ajudam em ações do dia a dia, como para o faro de entorpecentes, guarda e busca de pessoas desaparecidas

O ano de 2021 marcou as comemorações de cinco anos de atuação do Canil da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Ribeirão Preto, além da chegada da mais nova integrante da equipe, a cachorra Hope, treinada para encontrar pessoas desaparecidas. No total, o efetivo conta com seis cães, que não usam farda, mas são essenciais ao trabalho de patrulhamento da corporação.

Atualmente, o Canil tem quatro cães para o faro e patrulhamento preventivo de combate ao tráfico e uso de drogas no entorno de escolas, praças, parques e prédios públicos (Índio, Black, Odin e Fenrir), um para guarda e proteção de eventos e manifestações (Conan) e a mais nova integrante da equipe, Hope, utilizada em ações de busca de pessoas desaparecidas.

Neste ano, foram efetuados cerca de 55 boletins de ocorrência com a participação do Canil, com 25 indivíduos detidos para averiguação ou prisão em flagrante. As ocorrências foram de tráfico de entorpecentes, em sua maioria, mas também de roubo, furto, danos ao patrimônio, encontro de veículos, agressão e lesão corporal.

Diversos itens foram apreendidos pela equipe do Canil, como crack, maconha, cocaína, ecstasy, LSD, pés da planta Cannabis sativa, dinheiro, balanças de precisão, plásticos para embalar drogas, celulares, chave mixa, facas, armas, simulacros de armas, cartuchos de vários calibres, rádios transmissores, bicicletas e motos.

O coordenador do Canil, agente Luchetti, ressalta que o trabalho é reconhecido para além da atuação da Corporação em Ribeirão Preto.

“É constantemente requisitado nosso apoio a outras instituições policiais, como Polícia Militar, Polícia Civil, Exército e Ministério Público, tanto na cidade como na Região Metropolitana, para realizarmos ações integradas”, explicou.