InícioMundoSobe para 128 o número de mortos em atentado a comício eleitoral...

Sobe para 128 o número de mortos em atentado a comício eleitoral no Paquistão

- continua após a publicidade -

Pelo menos 128 pessoas morreram e 122 ficaram feridas nesta sexta-feira em um atentado a bomba causado por um terrorista suicida – e cuja autoria foi reivindicada pelo grupo Estado Islâmico (EI) – durante um comício eleitoral na província do Baluchistão, no oeste do Paquistão.

Os números foram confirmados à Agência Efe pelo ministro da Saúde da província, Faiz Kakar, e a polícia local.

O atentado aconteceu quando um terrorista detonou as bombas que carregava durante um comício do político Siraj Raisani, do Partido Nacionalista Awami (ANP), em um mercado no distrito de Mastung.

“O criminoso estava sentado entre as pessoas (que assistiam ao ato) e detonou as bombas que estavam com ele ao final do evento”, disse o porta-voz da Polícia de Mastung, Sana Ullah.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Grande parte dos feridos foi levada a hospitais da capital provincial, Quetta, que fica a 35 quilômetros do local do atentado. De acordo com Muhammed Ramzan, porta-voz da polícia nesta cidade, todas as unidades foram colocadas em estado de emergência.

O próprio Siraj Raisani, que fazia o comício e concorreria nas eleições gerais do próximo dia 25 a deputado da Assembleia Parlamentar da província, foi morto no ataque. Segundo um dos irmãos da vítima, Lashkari Raisani, um filho do político também morreu em um atentado terrorista em 2011.

O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) assumiu a autoria do ataque em um comunicado divulgado pela agência de notícias “Amaq”, com a qual tem ligação.

Este foi o segundo atentado do dia durante um comício eleitoral no Paquistão. Na primeiro, ocorrido na cidade de Bannu, na província de Khyber Pkhtunkhwa, quatro pessoas morreram e 19 ficaram feridas. Aparentemente, o ataque tinha como alvo Akram Khan Durrani, ex-ministro de Habitação do país, que escapou ileso.

No último dia 10, pelo menos 20 pessoas morreram e 60 ficaram feridas em um atentado também em Khyber Pakhtunkhwa, no qual morreu o político Haroon Bilour.

O Paquistão realizará eleições gerais no dia 25 de julho, que devem contar com a participação de 105 milhões de cidadãos, segundo dados da Comissão Eleitoral Nacional.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🐟🥚 Bom Prato de Ribeirão Preto Abre Durante Feriado e Espera Receber 7.500 Pessoas com Cardápio Especial de Páscoa 🐟🥚

O Bom Prato de Ribeirão Preto surpreende ao abrir suas portas durante o feriado da Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, dias 29 e 31 de março, respectivamente.

🚨 RP Mobi Alerta para 8 Interdições Durante Feriado Santo 🚨

Devido às celebrações religiosas do feriado da Sexta-feira Santa, a RP Mobi monitorará oito interdições em Ribeirão Preto. As atividades ocorrerão das 5h às 23h

Linha de ônibus 43 – Portal dos Ipês terá o itinerário ampliado

Alteração passa a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de abril. @rpmobi.online

Pesquisa de Satisfação dos serviços de saneamento básico é realizada em Ribeirão Preto

Ação é promovida pela Agência Reguladora ARES-PCJ para avaliar os serviços oferecidos pela Saerp

Educação financeira: Na região de Ribeirão Preto, 50 mil estudantes têm nova disciplina no currículo e vão aprender a lidar com o dinheiro

Currículo foi reformulado e novo componente para ampliar aprendizado de matemática é oferecido para todos os estudantes do Ensino Médio e dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
- PUBLICIDADE -