Início Mundo Sobe para 128 o número de mortos em atentado a comício eleitoral...

Sobe para 128 o número de mortos em atentado a comício eleitoral no Paquistão

- continua após a publicidade -

Pelo menos 128 pessoas morreram e 122 ficaram feridas nesta sexta-feira em um atentado a bomba causado por um terrorista suicida – e cuja autoria foi reivindicada pelo grupo Estado Islâmico (EI) – durante um comício eleitoral na província do Baluchistão, no oeste do Paquistão.

Os números foram confirmados à Agência Efe pelo ministro da Saúde da província, Faiz Kakar, e a polícia local.

O atentado aconteceu quando um terrorista detonou as bombas que carregava durante um comício do político Siraj Raisani, do Partido Nacionalista Awami (ANP), em um mercado no distrito de Mastung.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

“O criminoso estava sentado entre as pessoas (que assistiam ao ato) e detonou as bombas que estavam com ele ao final do evento”, disse o porta-voz da Polícia de Mastung, Sana Ullah.

Grande parte dos feridos foi levada a hospitais da capital provincial, Quetta, que fica a 35 quilômetros do local do atentado. De acordo com Muhammed Ramzan, porta-voz da polícia nesta cidade, todas as unidades foram colocadas em estado de emergência.

O próprio Siraj Raisani, que fazia o comício e concorreria nas eleições gerais do próximo dia 25 a deputado da Assembleia Parlamentar da província, foi morto no ataque. Segundo um dos irmãos da vítima, Lashkari Raisani, um filho do político também morreu em um atentado terrorista em 2011.

O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) assumiu a autoria do ataque em um comunicado divulgado pela agência de notícias “Amaq”, com a qual tem ligação.

Este foi o segundo atentado do dia durante um comício eleitoral no Paquistão. Na primeiro, ocorrido na cidade de Bannu, na província de Khyber Pkhtunkhwa, quatro pessoas morreram e 19 ficaram feridas. Aparentemente, o ataque tinha como alvo Akram Khan Durrani, ex-ministro de Habitação do país, que escapou ileso.

No último dia 10, pelo menos 20 pessoas morreram e 60 ficaram feridas em um atentado também em Khyber Pakhtunkhwa, no qual morreu o político Haroon Bilour.

O Paquistão realizará eleições gerais no dia 25 de julho, que devem contar com a participação de 105 milhões de cidadãos, segundo dados da Comissão Eleitoral Nacional.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Vereadora Gláucia Berenice oficia Ministério Publico contra redução de repasse para as creches

A vereadora Gláucia protocolou um ofício, à promotoria da Cidadania, para que o Ministério Público intervenha junto à Secretaria de Educação para...

Faculdade Anhanguera de Ribeirão Preto promove cursos de inverno gratuitos e online

Empregabilidade e desafios da carreira são alguns dos assuntos que serão abordados

Transerp interdita trecho da avenidas Brasil e Mogiana nesta terça-feira

A Transerp reforça que os condutores obedeçam a sinalização semafórica ao longo das vias, diminuindo a velocidade de seus veículos e redobrando a atenção

International Youth Fellowship – IYF – rompe fronteiras e realizará evento online para jovens

Comunhão Internacional de Jovens, é uma Organização Cristã Global, Não-Governamental, dedicada ao crescimento espiritual, intelectual e emocional dos jovens ao redor do mundo

SP registra queda de mortes por coronavírus por três semanas seguidas

Importante destacar que esta é uma nota oficial do Governo do Estado. Veículos mórbidos de comunicação, não anunciam estes fatos e a população fica na duvida se é real.
- PUBLICIDADE -