InícioMundoPríncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, morre aos 99 anos

Príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, morre aos 99 anos

Depois de uma infância difícil, com uma longa estadia em um pensionato da Escócia, Philip entrou na Marinha britânica e participou da Segunda Guerra Mundial.

- continua após a publicidade -

Em fevereiro, o príncipe foi internado e teve de ser submetido a uma cirurgia cardíaca; ele só recebeu alta depois de um mês no hospital

O Palácio de Buckingham confirmou nesta sexta-feira, 9, a morte do príncip Philip, marido da rainha Elizabeth II, aos 99 anos. Ele completaria 100 anos em junho. A causa da morte ainda não foi revelada.

Em fevereiro deste ano, após um mal-estar, Philip foi internado por “medida de precaução”, segundo a Coroa. Ele teve de ser submetido a uma cirurgia cardíaca e só recebeu alta depois de um mês no hospital.

“É com profunda tristeza que Sua Majestade, a rainha, anuncia a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real, o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo”,  anunciou o palácio em um comunicado. Segundo a nota, o príncipe “faleceu pacificamente nesta manhã, no Castelo de Windsor”. O texto informa ainda que “novos anúncios serão feitos no devido tempo” e que a “família real se une às pessoas ao redor mundo em luto por sua perda”.

O duque de Edimburgo acompanhou Elizabeth durante o reinado que já dura 69 anos, o mais longo da história britânica. Philipe e Elizabeth se casaram em 1947. O casal teve quatro filhos: o príncipe Charles, a princesa Anne e os príncipes Andrew e Edward.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Philip anunciou sua retirada da vida pública em 2017, embora, depois disso, ainda tenha aparecido em alguns compromissos oficiais ao lado da rainha. Sua última aparição foi em julho do ano passado, em uma cerimônia militar no Castelo de Windsor. O casal real decidiu permanecer no local durante o período de confinamento por causa da pandemia de covid-19.

Filho do príncipe André da Grécia e Dinamarca e da princesa Alice de Battenberg, Philip Mountbatten nasceu na ilha de Corfu, na Grécia, em 10 de junho de 1921. Em 1922, foi levado da ilha com o restante da família em um navio britânico, quando o tio, o rei Constantino I da Grécia, teve de seguir para o exílio.

Depois de uma infância difícil, com uma longa estadia em um pensionato da Escócia, Philip entrou na Marinha britânica e participou da Segunda Guerra Mundial. Com a coroação de Elizabeth, em 1952, Philip teve sua trajetória militar interrompida e acabou renunciando à carreira.

arquivo

*Com informações da BBC e de agências internacionais

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🎉🚗 Rede de Postos de Combustíveis de Ribeirão Preto Celebra 33 Anos e Planeja Expansão pela Região 🚗🎉

Neste mês de abril, a Rede Sewal, fundada em Ribeirão Preto, comemora 33 anos de história e anuncia um ambicioso projeto de expansão, visando alcançar a marca de 50 unidades até o final de 2024 @redesewal

🎬🧩 Iguatemi Ribeirão Preto promove ações em apoio à causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA) 🧩🎬

Em celebração ao Blue Day, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o Iguatemi Ribeirão Preto reafirma seu compromisso com a inclusão e promove iniciativas em apoio à causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Bloqueio de WhatsApp e Telegram

O Supremo Tribunal Federal do Brasil, liderado pelo juiz Alexandre de Moraes, está atualmente avaliando um caso que poderia resultar na suspensão de aplicativos de mensagens populares, incluindo WhatsApp e Telegram, no país.

🏎️🔥 Treino de Classificação do GP da China de F1 2024: Horários e Onde Assistir 🔥🏎️

Após uma ausência de cinco anos, o Circuito de Xangai recebe neste fim de semana o tão aguardado Grande Prêmio da China de Fórmula 1. Confira abaixo os horários e onde assistir a essa emocionante etapa!

🌟 Oração para Santo Expedito: como rezar para o santo das causas urgentes 🌟

Expedito era conhecido por ser muito disciplinado e tinha a sua vida rodeada de luxúrias e prazeres como todos os romanos de altos cargos daquele período.
- PUBLICIDADE -