InícioMundoO que ele sabe? Papa ordena que todos os órgãos transfiram seus...

O que ele sabe? Papa ordena que todos os órgãos transfiram seus fundos ao Banco Vaticano

Eles sempre estão um passo a frente, mas se ficarmos atentos percebemos os sinais.

- continua após a publicidade -

Papa ordena que todos os órgãos da Santa Sé transfiram seus fundos ao Banco Vaticano

Segundo o ACI (23/08/2022), o papa Francisco publicou um rescrito dizendo que o Instituto para as Obras de Religião (IOR), conhecido como Banco do Vaticano, será, a partir de 1º de setembro, o único responsável pela gestão de todas as atividades financeiras e ativos líquidos da Santa Sé e de todas os dicastérios, escritórios e organismos vinculados a ela.

O Rescriptum ex audientia foi publicado depois de audiência concedida ao secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, na segunda-feira (22).

Por meio do documento, o papa esclarece que o artigo 219, parágrafo 3, da constituição apostólica Praedicate Evangelium, “deve ser interpretado no sentido de que a atividade de gestão de bens e custódia do patrimônio móvel da Santa Sé e das Instituições relacionadas com o Santa Sé são da exclusiva responsabilidade do Instituto das Obras de Religião”.

foto arquivo

Por isso, o papa Francisco estabelece que “a Santa Sé e as instituições vinculadas à Santa Sé que sejam titulares de atividades financeiras e ativos líquidos, seja qual for a forma em que sejam mantidos, com outras instituições financeiras que não possuam IOR, devem informar o IOR e transferi-los para ele ou o mais rápido possível dentro de 30 dias a partir de 1º de setembro de 2022”

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A decisão entrará em vigor imediatamente após sua publicação no jornal diário da Santa Sé, L’Osservatore Romano. O rescrito também diz que os atos adotados anteriormente que não sejam conformes deverão se ajustar a essas instruções.

O Instituto para as Obras da Religião (IOR) publicou seu relatório anual em 7 de junho, no qual disse teve 18,1 milhões de euros de lucro líquido em 2021.

Esse lucro líquido de 18,1 milhões de euros é inferior aos US$ 44 milhões em 2020 e US$ 46 milhões em 2019, o que indica que o IOR perdeu clientes nos últimos anos.

Segundo informa o IOR em seu site oficial, a missão do Instituto é servir à Igreja Católica em todas as suas formas (Santa Sé – Entidades vinculadas – Ordens Religiosas – Instituições Católicas – Clero – Corpo Diplomático Credenciado – Funcionários da Santa Sé) através da custódia e administração dos bens confiados e da prestação de serviços de pagamento especializados em todo o mundo.

foto montagem em Ribeirão

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

😢 Sob Aplausos e Forte Comoção, Corpo de Nahim é Enterrado em Miguelópolis 😢

🕊️ Família Atende Pedido Especial do Cantor em Seu Último Adeus 🕊️

Multinacional abre vagas para auxiliar de logística em Cravinhos

Candidaturas vão até o dia 30 de junho; não é necessário experiência anterior na função

USP Filarmônica apresenta a estreia mundial da ópera O Jovem Rei de Lucas Galon

"Como é estranho estar aqui", pensou o Jovem Rei, cuja mente estava em conflito ao descobrir o luxo e a responsabilidade de sua nova posição. A história fascinante de Oscar Wilde em O Jovem Rei nos transporta para o dilema
- PUBLICIDADE -