Início Mundo Novo surto de ebola é declarado na República Democrática do Congo, anuncia...

Novo surto de ebola é declarado na República Democrática do Congo, anuncia OMS

6 casos da doença foram detectados, que incluem 4 mortes. Local do novo surto é o mesmo onde vírus apareceu em 2018 e matou 33 pessoas.

- continua após a publicidade -

Um novo surto de ebola foi declarado, nesta segunda-feira (1º), na República Democrática do Congo (RDC), informou a Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo o governo, 6 casos da doença, que incluem 4 mortes, já foram detectados.

Os novos casos estão ocorrendo em Mbandaka, na província de Équateur, no oeste da RDC. O país, que fica no centro da África, também enfrenta a pandemia de Covid-19 e o maior surto de sarampo do mundo. Outro surto de ebola, anterior, está em fase final no leste do país, segundo a OMS.

“Isso é um lembrete de que a Covid-19 não é a única ameaça de saúde que as pessoas enfrentam”, declarou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. “Apesar de muito da nossa atenção estar na pandemia, a OMS continua a monitorar e responder a muitas outras emergências de saúde”.

Mbandaka também teve outro surto de ebola, o nono do país, de maio a julho de 2018, que matou 33 pessoas. Com o anúncio desta segunda-feira, este passa a ser o décimo primeiro surto de ebola na RDC desde que o vírus foi descoberto lá, em 1976.

“Está acontecendo em um momento desafiador, mas a OMS trabalhou nos últimos dois anos com as autoridades de saúde, o CDC da África e outros parceiros para fortalecer a capacidade nacional de responder a surtos”, disse a médica Matshidiso Moeti, diretora regional da OMS para a África.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

“Para reforçar a liderança local, a OMS planeja enviar uma equipe para apoiar o aumento da resposta. Dada a proximidade deste novo surto a rotas de transporte movimentadas e países vizinhos vulneráveis, devemos agir rapidamente”, completou Moeti.

A região onde está ocorrendo o surto é próxima da fronteira com a República do Congo (também conhecida como Congo-Brazzaville, ou, simplesmente, Congo). Segundo a OMS, é esperado que a RDC tenha surtos de ebola, dada a existência do vírus em animais em muitas partes do país.

Entre 2013 e 2016, uma epidemia de ebola no oeste africano (principalmente na Guiné, Libéria e Serra Leoa) matou 11,3 mil pessoas.

Covid-19 e sarampo

Até esta segunda-feira (1º), a República Democrática do Congo tinha 3.048 casos de Covid-19 reportados à OMS, e 71 mortes pela doença.

Ainda segundo dados da organização, desde 2019, 369.520 casos de sarampo e 6.779 mortes pela doença foram registrados na República Democrática do Congo.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Iguatemi anuncia 1ª edição do projeto Iguatemi Kids por O Pequeno Colecionador

A iniciativa tem o objetivo de conectar as famílias por meio da cultura e do fazer artístico.

Ribeirão Rodeo Music anuncia data da edição 2021 e programação com grandes nomes do universo sertanejo

O evento, que acontecerá entre os dias 17 e 24 de abril, terá Marília Mendonça, Zé Neto & Cristiano, Gusttavo Lima entre outras atrações de destaque

Pelé representou “o talento absoluto do futebol brasileiro”

Aniversário do Pelé: rei do futebol completa 80 anos neste dia 23 de outubro

Apoiado pelo Papa Francisco, Cartórios de São Paulo registraram quase 24 mil uniões civis homoafetivas

Os números divulgados pelo IBGE mostram que os casamentos homoafetivos vem aumentando ano a ano desde sua regulamentação, com crescimento ainda mais considerável nos últimos anos

Vanderley Caixe (PC do B) tem candidatura cancelada

Essa foi a terceira impugnação imposta pela Justiça Eleitoral.