InícioMundoMaior vulcão ativo do mundo entra em erupção

Maior vulcão ativo do mundo entra em erupção

É a primeira vez que isso acontece em 40 anos no Havaí, nos EUA

- continua após a publicidade -

É a primeira vez que isso acontece em 40 anos no Havaí, nos EUA

O maior vulcão ativo do mundo entrou em erupção no Havaí, nos Estados Unidos, pela primeira vez em quase quatro décadas — a última vez foi em 1984. O Mauna Loa entrou em erupção na noite de domingo 27, informou o Serviço Geológico do país (USGS).

A erupção começou na caldeira do cume de Mauna Loa — cerca de 20 mil metros acima da base —, dentro do Parque Nacional dos Vulcões do Havaí, disseram as autoridades.

“Neste momento, os fluxos de lava estão contidos na área do cume e não ameaçam as comunidades nas encostas”, informou o serviço geológico. “Os ventos podem carregar gás vulcânico e possivelmente cinzas finas.”

“Com base em eventos anteriores, os estágios iniciais de uma erupção do Mauna Loa podem ser muito dinâmicos e a localização e o avanço dos fluxos de lava podem mudar rapidamente”, alertou o USGS.

A erupção ocorreu depois de semanas de alertas de autoridades de que uma erupção era possível devido a um pico recente de terremotos no cume do vulcão e que os residentes da Ilha Grande deveriam estar preparados para evacuar, informou a rede de televisão NBC.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O serviço geológico informou que a “agitação intensificada” começou em meados de setembro, quando os terremotos sob o cume aumentaram de 10 a 20 por dia para 40 a 50 diariamente. Essa agitação levou o Parque Nacional dos Vulcões do Havaí a fechar o interior do cume.

Ken Hon, do Observatório de Vulcões do Havaí, disse que os terremotos ocorreram principalmente devido ao peso da montanha deslizando lentamente em direção ao oceano.

A agência de Defesa Civil do Havaí realizou reuniões com moradores da ilha para elaborar um plano de retirada em caso de possível emergência, informou a agência de notícias Associted Press.

“Sem entrar em pânico, mas eles devem estar cientes de que se você mora nas encostas de Mauna Loa, existe o potencial para algum tipo de desastre causado pela lava”, disse Talmadge Magno, administrador da Defesa Civil do Havaí.

O vulcão, cujo nome significa “Montanha Longa”, cobre metade da ilha. Antes de sua erupção mais recente, ele entrou em erupção 33 vezes, começando em 1843, tornando-se um dos vulcões mais ativos do mundo. É um dos seis vulcões no Estado do Havaí.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

STF julga liberação de crininosas para prender manifestantes de 8 de janeiro

Vão soltar criminosas para sobrar lugar para prender senhoras que se manifestavam dentro da constituição e acreditaram em um capitão e alguns generais

As críticas do New York Times a Moraes

O jornal norte-americano New York Times voltou a falar sobre o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Uma reportagem publicada neste domingo, 22,...

5 depredações da esquerda contra o patrimônio público

“Nunca vocês leram alguma notícia sobre um movimento ou partido de esquerda invadir o Congresso Nacional, a Suprema Corte ou o Palácio do Planalto”,...

Valor bloqueado de manifestantes sobe para R$ 18,5 milhões

A Justiça Federal autorizou hoje (21) novos bloqueios de bens de suspeitos de financiar os atos que resultaram na depredação dos prédios dos Três Poderes...

José Dirceu propõe reestruturar papel dos militares no Brasil

Militares precisam voltar para os quartéis e sair de órgãos do governo, sugere. José Dirceu de Oliveira e Silva, ex-ministro da Casa Civil de Lula,...
- PUBLICIDADE -