InícioMundoImunidade natural é 13 vezes mais eficaz que vacina da Pfizer, conclui...

Imunidade natural é 13 vezes mais eficaz que vacina da Pfizer, conclui estudo israelense

“ESTE ESTUDO DEMONSTROU QUE A IMUNIDADE NATURAL CONFERE PROTEÇÃO MAIS DURADOURA E MAIS FORTE CONTRA INFECÇÕES, DOENÇAS SINTOMÁTICAS E HOSPITALIZAÇÃO CAUSADAS PELA VARIANTE DELTA”

- continua após a publicidade -

O maior estudo observacional realizado até agora concluiu que a imunidade natural após a recuperação de covid-19 é mais efetiva do que a imunidade vacinal induzida por duas doses da vacina Comirnaty, da Pfizer/BioNTech.

No estudo israelense Comparing SARS-CoV-2 natural immunity to vaccine-induced immunity: reinfections versus breakthrough infections, divulgado em preprint, comparando imunidade natural e vacinal, foram examinados registros médicos de dezenas de milhares de pacientes da Maccabi Healthcare Services, de Israel.

“Este estudo demonstrou que a imunidade natural confere proteção mais duradoura e mais forte contra infecções, doenças sintomáticas e hospitalização causadas pela variante Delta”, concluiram os autores.

Os autores descobriram que, entre 1º de junho e 14 de agosto, os vacinados em janeiro e fevereiro de 2021 tiveram um risco aumentado de 13 vezes (IC de 95%, 8-21) para infecção com a variante Delta, em comparação com as pessoas não vacinadas que desenvolveram imunidade natural contra o vírus da covid-19 nos dois primeiros meses do ano.

Contudo, deve-se ressaltar os números pequenos de casos nas comparações.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Por exemplo, em uma análise comparando 32.000 pessoas no sistema de saúde, o risco de desenvolver covid-19 sintomática foi 27 vezes maior no grupo dos 16.000 vacinados e o risco de hospitalização oito vezes maior, em relação ao grupo dos 16.000 não vacinados anteriormente infectados.

Porém, a maior taxa de hospitalização encontrada nessa análise decorre de apenas oito internações no grupo vacinado e uma no grupo previamente infectado. E o risco 13 vezes maior de infecção foi baseado em apenas 238 infecções (1,5%) no grupo vacinado contra 19 reinfecções (0,1%) no grupo dos não vacinados com imunidade natural.

O cálculo parece não considerar que muitos dos primeiros vacinados foram indivíduos com maior risco de covid-19 grave, como os idosos, enquanto as pessoas recuperadas da infecção integram um grupo heterogêneo de múltiplas faixas etárias e, possivelmente, mais resistente ao vírus.

A incidência maior de infecção nos vacinados do início do ano pode decorrer de uma menor resposta imune em geral devido a idade, sem descartar um controverso decaimento da proteção vacinal do imunizante da Pfizer.

Estudos de efetividade da vacina (Six-Month Effectiveness of BNT162B2 mRNA COVID-19 Vaccine in a Large US Integrated Health System: A Retrospective Cohort Study) não diferenciaram o impacto da Delta da potencial diminuição da imunidade nas reduções observadas recentemente na efetividade contra infecções por SARS-CoV-2. A efetividade contra infecções Delta foi alta durante o primeiro mês após a vacinação completa (93% [85‒97]), mas diminuiu para 53% [39‒65] após 4 meses.

Ainda, ninguém no estudo que teve uma nova infecção por SARS-CoV-2 morreu, um sinal claro de que a vacina da Pfizer contra a variante Delta oferece proteção formidável contra complicações graves da covid-19, mesmo que não tão boas quanto a imunidade natural, que não é perfeita – embora as reinfecções sejam raras e frequentemente assintomáticas ou leves, elas também podem ser graves.

O estudo também revelou que aqueles que foram previamente infectados com SARS-CoV-2 e depois receberam uma dose de vacina da Pfizer têm uma resposta imunológica ainda maior ao vírus.

“Continuamos a subestimar a importância da imunidade natural às infecções, especialmente quando é recente. E quando você reforça isso com uma dose de vacina, você a leva a níveis que não podem ser comparados com nenhuma vacina no mundo agora”, diz o cientista Eric Topol.

Deve-se destacar que o estudo se concentra na resposta imunológica, não levando em consideração os danos que o vírus causa ao organismo – os pacientes recuperados de covid-19 podem ter uma resposta imune mais robusta contra uma reinfecção, mas, ao mesmo tempo, lidam com os efeitos de longo prazo da doença.

A infecção intencional não é uma solução para combater o vírus

A variante Delta tem meios de causar mais infecções em pessoas vacinadas, se espalha com mais eficácia, tem um período de incubação mais curto e produz uma carga viral mais alta. Mas os resultados do estudo mostraram que a vacina da Pfizer está funcionando bem.

Os pesquisadores ainda estão tentando descobrir quais dados são um sinal de preocupação. Não parece haver uma correlação linear entre o número de anticorpos neutralizantes e o nível de proteção. Em vez disso, é provável que haja um limite abaixo do qual o organismo é vulnerável a complicações graves.

“Certamente parece haver alguma tendência, mas se há um limite absoluto, ainda não temos um entendimento”, disse Kena Swanson, diretora de vacinas virais da Pfizer, em reportagem da Stat.

Os vacinados têm proteção contra o vírus no 12º dia, em um momento em que quase não há resposta de anticorpos. “Essa foi a maior surpresa”, disse Vidia Roopchand, principal cientista de vacinas virais da farmacêutica.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Ser Gentil no Dia a Dia Favorece a Saúde Mental

Um abraço caloroso, um sorriso sincero ou um simples "bom dia" têm o poder de transformar o dia de alguém.

Agrishow vem com tecnologia e novos equipamentos

As mais novas tecnologias serão apresentadas na Agrishow 2024, progame-se

Motorola Edge 50 Pro é Lançado no Brasil com Oferta Especial para o Dia das Mães

O Motorola Edge 50 Pro, conhecido pelo design premium, funcionalidades de primeira linha e recursos avançados de IA, já está disponível para compra no Brasil na Loja Online da Motorola

Agrishow 2024: Informações sobre Mudanças no Anel Viário

Durante a 29ª edição da Agrishow, que acontece entre 29 de abril e 3 de maio, o trânsito no Anel Viário de Ribeirão Preto sofrerá alterações significativas devido ao aumento do fluxo de veículos.

🎁 Sorteio de Carro e Mais para o Dia das Mães no RibeirãoShopping!🚗

De 25 de abril a 12 de maio de 2024, ao gastar R$ 500,00 no shopping, você pode ganhar uma bolsa exclusiva da Le Lis, participar do sorteio de um Jeep Commander Limited T270 zero quilômetro
- PUBLICIDADE -