InícioMundoConsciência Negra será comemorada pela USP-Filarmônica em concerto gratuito no Theatro Pedro...

Consciência Negra será comemorada pela USP-Filarmônica em concerto gratuito no Theatro Pedro II

- continua após a publicidade -

No próximo dia 20 de novembro, terça-feira, às 20h30, no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, a USP-Filarmônica apresenta concerto especial gratuito comemorativo ao Dia da Consciência Negra, efeméride da morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombola que lutou contra a escravidão no Nordeste, no século XVII. O concerto contará com a participação especial do tenor Jean William Silva, nascido em Sertãozinho e criado em Barrinha, formado pela USP de Ribeirão Preto, já com sólida carreira internacional. Outros solistas de destaque são a violinista venezuelana, radicada no Rio de Janeiro, Carla Rincon, e os professores da FFCLRP-USP, Gustavo Silveira Costa (violão) e Fátima Graça Monteiro Corvisier (piano). A regência é de Rubens Russomanno Ricciardi, maestro titular da USP-Filarmônica

A discussão sobre a inclusão e papel dos descendentes de africanos na sociedade, bem como a dívida histórica do Brasil para com os negros em razão da escravatura, também tem sua representação crítica em arte. Para tanto, foi selecionada, como ponto alto do concerto, a obra musical de diáspora negra, Navio Negreiro, para tenor e violino solistas, do compositor paulistano, professor emérito da USP, Olivier Toni (1926-2017), com trechos do famoso poema de Castro Alves (1847-1871), relatando o sofrimento dos africanos, retirados à força de seu continente pelos portugueses e trazidos ao Brasil, por conta do tráfico negreiro. Esta obra foi composta em 2016 e estreada pela própria USP-Filarmônica, naquele mesmo ano. Outra composição musical, também com poema do poeta dos escravos, Amar e Ser Amado (2014)de autoria de Rubens Russomanno Ricciardi, contará, do mesmo modo, com o tenor Jean William Silva e a violinista Carla Rincon como solistas. O repertório comemorativo à Consciência Negra homenageia ainda o compositor carioca José Maurício Nunes Garcia (1767-1830), filho de escrava que se tornou mestre-de-capela da Real Câmara e Capela de João VI, com apresentação de sua Sinfonia Fúnebre (Rio de Janeiro, 1790), aqui em edição crítica inédita pelo Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música (NAP-CIPEM) da USP de Ribeirão Preto.

Constam do concerto sinfônico ainda obras consagradas da literatura universal, tais como o Concerto em Fá menor nº 5 para piano e orquestra BWV 1056de Johann Sebastian Bach, e o famosoConcierto de Aranjuez, para violão e orquestra, de Joaquín Rodrigo.

Na ocasião, será lançado o livro Poesia da Terra, com noite de autógrafos, do Prof. Dr. Marcos Câmara de Castro, do Departamento de Música da FFCLRP (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto) pela editora Patuá. O livro de poemas foi classificado entre quatro finalistas da Segunda Maratona Literária 2018.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Este é o 110º concerto da USP-Filarmônica, pela sua séria mensal Concertos USP / Theatro Pedro II. A entrada, em ambos os concertos, é livre e gratuita, sem impressão de ingressos, visando sempre o mais amplo acesso, numa prestação de serviços à comunidade, parte do projeto de extensão universitária da Universidade de São Paulo, sempre atrelado ao ensino e à pesquisa.

O Theatro Pedro II está localizado em Ribeirão Preto, na Rua Álvares Cabral, 370. Mais informações pelos telefones (16) 3351-8714 e (16) 3351-8112.

O mesmo repertório será levado ao Teatro Universitário Florestan Fernandes, que se situa no Campus da UFSCar, em São Carlos, na Rodovia Washington Luis, km 235, em uma ação conjunta com a UFSCar.

Serviço

110º Concerto da USP-Filarmônica – Ribeirão Preto

Data: 20/11

Horário: 20h30

Local: Theatro Pedro II

Rua Álvares Cabral, 370, centro

Entrada gratuita

 

111º Concerto da USP-Filarmônica – São Carlos

Data: 21/11

Horário: 20h30

Local: Teatro Universitário Florestan Fernandes da UFSCar

Rodovia Washington Luis, km 235

Entrada gratuita

 

USP

– Reitoria da USP

– Vice-Reitoria da USP

– Pró-Reitoria de Graduação

– Pró-Reitoria de Pós-Graduação

– Pró-Reitoria de Pesquisa

– Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária

– Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus de São Carlos da Universidade de São Paulo (GCACEx)

– Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) 65 anos

– Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP)

– Departamento de Música da FFCLRP

– Núcleo de Pesquisa em Ciências da Peformance em Música (NAP-CIPEM) da FFCLRP

 

UFSCar

– Reitoria da UFSCar

– Pró-Reitoria de Extensão

– Coordenadoria de Cultura

 

PROGRAMA (sem intervalo)

José Maurício Nunes Garcia (Rio de Janeiro, 1767-1830)

Sinfonia Fúnebre (Rio de Janeiro, 1790) – Pesquisa e edição do NAP-CIPEM da FFCLRP-USP

 

Olivier Toni (São Paulo, 1926-2017)

Navio Negreiro (São Paulo, 2016), poema de Castro Alves (São Paulo, 18 de abril de 1868)

 

Rubens Russomanno Ricciardi (*Ribeirão Preto, 1964)

Amar e ser amado (Ribeirão Preto, 2014), poema de Castro Alves (s.d.)

 

Johann Sebastian Bach (Eisenach, 1685 – Leipzig, 1750)

Concerto em Fá menor nº 5 para piano e orquestra BWV 1056 (Leipzig, 1734-1739)

  1. I)[Allegro]
  2. II) Largo

III) Presto

 

Joaquín Rodrigo Vidre (Sagunto, 1901 – Madrid, 1999)

Concierto de Aranjuez para violão e orquestra (Paris, 1939)

  1. I)Allegro con spirito
  2. II)Adagio

III) Allegro gentile

 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Agrishow: Fique atento a rotas alternativas

As alternativas foram traçadas pelo Departamento de Operações Viárias, que realizou uma avaliação técnica para definir as melhores rotas. O resultado são cinco trajetos alternativos que ajudam a evitar o uso da avenida Patriarca

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

Anderson era uma figura importante no mundo do pagode desde os anos 1990, conhecido por sua irreverência e sucesso com o grupo Molejo.

Centro Universitário presta atendimento gratuito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares

Docentes e alunos da Estácio farão atendimentos no dia 27 de abril, das 9h às 12h, com orientações em diferentes áreas, como Jurídica, Nutricional, Psicológica, entre outras

🎉 RP Folia Traz Bell Marques, Tomate e Jammil para Festa de Micareta em Ribeirão Preto 🎉

O RP Folia, evento que coloca Ribeirão Preto no circuito das grandes micaretas do Brasil, acontecerá em 14 de setembro, trazendo Bell Marques, Tomate e Jammil como atrações principais.

🌟 APP Ribeirão Inicia Comemorações dos 40 Anos com Jantar Inesquecível 🌟

A APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto) comemora seus 40 anos com um evento especial, o 32º Encontro dos Publicitários.
- PUBLICIDADE -