InícioMundoCom Trump como anfitrião, Israel assina acordos de paz que para muitos...

Com Trump como anfitrião, Israel assina acordos de paz que para muitos é bíblico

- continua após a publicidade -

Na presença do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, e representantes dos Emirados Árabes Unidos e do Bahrein, dois países árabes do Golfo Pérsico, assinaram acordos de normalização das relações diplomáticas nesta terça-feira (15).

Trump vê os acordos que ele intermediou entre os países do Oriente Médio como uma conquista em sua política externa e um impulso para sua campanha à reeleição. Aliados do mandatário americano esperam que a iniciativa melhore as credenciais do presidente como um pacificador, o que o ajudaria nas eleições de 3 de novembro.

Durante seu discurso, ele afirmou que outros países árabes vão firmar acordos semelhantes. “É um dia importante para o mundo”, ele disse duas vezes.

Em inglês, Netanyahu fez um discurso de agradecimento. Agradeceu a Trump diversas vezes “pela liderança decisiva”, e disse que o tratado é histórico para o mundo inteiro.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Ele citou a possibilidade de expandir o tratado para outros Estados árabes: “Vocês ouviram do presidente (Trump) que ele está alinhando com mais e mais países. Isso era inimaginável há uns anos”.

O ministro das Relações Exteriores dos Emirados Árabes, Sheikh Abdullah bin Zayed al-Nahyan, fez seu discurso em árabe. Ele também agradeceu a Trump e seus secretários.

Ao agradecer a Netanyahu, ele citou a interrupção da anexação de territórios palestinos.

Abdullatif Al Zayani, ministro de Relações Exteriores do Bahren foi o último a falar, e também expressou agradecimento a Trump, a quem ele atribui a assinatura do tratado.

Acordo trilateral

Netanyahu e os ministros de Relações Exteriores dos dois países árabes, além dos tratados bilaterais, assinaram também um acordo trilateral. As tratativas são chamadas de “Acordos de Abraão”, em homenagem ao patriarca das três principais religiões monoteístas do mundo.

Cerca de 700 convidados acompanharam a cerimônia nos jardins da Casa Branca. Entre eles, estavam representantes de nações apoiadoras do corpo diplomático em Washington, mas poucos enviados do exterior. A Autoridade Palestina pediu aos países árabes que boicotem o evento em Washington e convocou protestos.

Emirados Árabes e Bahrein se tornaram os primeiros países árabes a estabelecer relações diplomáticas com Israel depois do Egito, em 1979, e da Jordânia, em 1994.

Emirados Árabes

Em 13 de agosto, foi anunciado o acordo que prevê a normalização total das relações diplomáticas com os Emirados Árabes em troca da suspensão do plano israelense de anexar territórios palestinos embora tenha admitido na ocasião que os planos ainda estão na mesa.

A negociação foi selada em um telefonema entre Trump, Netanyahu e o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, o xeque Mohammed Bin Zayed.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🚗 Mostra de Carros Antigos no Iguatemi Ribeirão Preto Neste Final de Semana 🏎️

"Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas." Resumo O Iguatemi Ribeirão Preto, em...

🏷️ Agrishow em Ribeirão: Credenciamento Exclusivo no Iguatemi 🌱

O posto funcionará do dia 24 ao 28 de abril, para facilitar o acesso dos 195 mil visitantes esperados para a feira.

Mulheres Motociclistas dominam o Barretos Motorcycles com espaço exclusivo!

Preparem seus motores, vapt-vupt! As mulheres motociclistas estão com tudo no Barretos Motorcycles. A 20ª edição do festival, que rola de 3 a 5 de maio no Parque do Peão, em Barretos, terá pela terceira vez um espaço exclusivo para elas, o Women Bikers.

Palmeiras busca manter liderança contra o Independiente del Valle pela Libertadores!

O Palmeiras visita o Independiente del Valle nesta quarta-feira (24), pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. O Verdão busca manter a liderança do grupo A

Merseyside Derby: Sean Dyche busca quebrar tabu contra o time do coração

O tradicional Merseyside Derby, entre Everton e Liverpool, terá um ingrediente a mais na partida desta quinta-feira (24), às 16h (de Brasília), em Goodison Park, pela rodada de meio de semana da Premier League.
- PUBLICIDADE -