Entrando no clima de inverno, com frio e chuva, a Virada Cultural Paulista, em Ribeirão Preto, atraiu público de mais de 30 mil pessoas no Morro do São Bento, no último final de semana.
O evento contou com grandes shows, espetáculos teatrais, exibição de filmes e contação de histórias, em três locais.
“O público compareceu, mesmo com chuva e frio, para prestigiar nomes nacionais e locais, em um evento multicultural, que abrangeu diversos segmentos e fez a Virada Cultural em Ribeirão, um sucesso, mais uma vez”, ressalta Dulce, secretária da Cultura.
A Virada iniciou sábado, dia 28, no Teatro Municipal com o espetáculo Circo de Ébanos e em seguida deu lugar para o palco externo, com os shows de The Fabfakes, Verônica Ferriani, Mustache & os Apaches e Marcelo Jeneci.
Já no domingo, dia 29, as atividades tiveram início no Parque Maurílio Biagi, com contação de histórias e espetáculo infantil.
No período da tarde, o público pode conferir o show de Thaíde, Blubell e Raimundos, que teve recorde de lotação de todos os shows e encerrou a Virada em grande estilo.
O coordenador da Unidade de Fomento à Cultura da Secretaria de Estado, Aldo Valentim, destacou a importância do evento,
“Tivemos uma grande estrutura e programação ímpar, e o resultado disso foi o sucesso do evento e da cidade de Ribeirão Preto para o histórico da Virada Cultural Paulista”.
Parte da população de Ribeirão Preto reclama quanto a realização de eventos deste porte no Morro do São Bento acreditando que a movimentação popular e o som alto são prejudiciais aos animais residentes no local. Questionada sobre isso, a prefeitura de Ribeirão Preto garantiu que já foram realizados estudos técnicos com a medição de decibéis no local. A estrutura e o som não são prejudiciais aos animais do Morro nem do Zoo devido a vegetação.
Ainda sobre o local, a prefeitura informa que apenas eventos tradicionais, já autorizados pelas secretarias de turismo e infraestrutura podem ser realizados lá, novos eventos deste porte, de acordo com a secretaria de cultura, não são mais autorizados, mas que a Virada Cultural acontece no local por ser um complexo cultural com o Teatro de Arena, Teatro Municipal e a Casa da Cultura, sede da Secretaria e local de exposições.
A Virada Cultural Paulista é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte), em parceria com as secretarias municipais e Sesc, e apoio da Cavalera, MIS (Museu da Imagem e do Som), Instituto Pensare, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Projeto Guri, Poiesis (Organização Social de Cultura), Oficinas Culturais e Museu do Café.
Você esteve em algum dos eventos? Comente o que achou da Virada Cultural 2016 em Ribeirão.
Separamos um álbum com quase 300 fotos dos dois dias. Veja tudo aqui, quem sabe você não se encontra no meio da galera?