Encerrando o ciclo de apresentações de 2017, USP-Filarmônica, orquestra da USP de Ribeirão Preto, apresenta o concerto “Candido Portinari e a Música”, na próxima terça-feira, dia 28, às 20h30, no Theatro Pedro II, sob regências de Rubens Russomanno Ricciardi e Ricardo Bologna.
Segundo o maestro Rubens Ricciardi, professor titular da USP de Ribeirão Preto, a importância do projeto se dá pela pesquisa que envolve a música brasileira. “Portinari foi um pintor excepcional do século XX, muito próximo a vários músicos que foram protagonistas da música no Brasil. Pela primeira vez estamos viabilizando uma apresentação musical, com esta interação do Portinari com a música. Todos os compositores do concerto foram retratados por Portinari, então teremos projeções durante o concerto, no contexto de cada obra, dos respectivos quadros do artista, sejam quadros musicais ou quadros dos músicos”, explica Ricciardi.
A apresentação é a 89ª da Série Concertos USP / Theatro Pedro II e conta com participação dos solistas Ricardo Bologna (marimba), Ed Lemos (acordeão), Sérgio Cerri (flauta), Yuka de Almeida Prado (soprano), Carla Portinari (canto com microfone), José Gustavo Julião de Camargo (viola caipira), Jefferson Bortolucci e Rubens Russomanno Ricciardi (piano).
O repertório inclui obras de Antônio Carlos Gomes, Mozart Camargo Guarnieri, Zequinha de Abreu, Francisco Mignone, Antonio Passarelli, Jorge Galati, Radamés Gnattali, Claudio Santoro, Heitor Villa-Lobos e trata da inspiração mútua entre Portinari e os amigos músicos, homenageados no concerto. O Concerto contará com a presença do filho do artista, João Candido Portinari e filho do músico, Cláudio Santoro, Raffa Santoro.
Além do concerto, existe uma parceria do projeto Portinari, liderado pelo filho do artista, junto com o maestro da USP-Filarmônica, Rubens Ricciardi e parceri do professor titular da USP de São Carlos, Tito Bonagamba, para estudos dos documentos de projetos do Portinari com seus amigos músicos, em especial com Claudio Santoro e desenvolvimento de pesquisa da memória de Portinari.
Como a entrada é gratuita, não tem a impressão de ingressos e a acomodação nas poltronas é livre. Mais informações pelo telefone (16) 3977-8111.
O 89º Concerto da USP-FILARMONICA “Candido Portinari e a Música” é uma realização da USP, com apoio da Fundação D. Pedro II e do Projeto Portinari do Rio de Janeiro.
Serviço
Concerto “Candido Portinari e a Música”
Data: 28/11
Horário: 20h30
Local: Theatro Pedro II
Rua Álvares Cabral, 370
Entrada franca
Programa
Antônio Carlos Gomes (Campinas, 1836 – Belém, 1896)
Quem sabe – modinha
Mozart Camargo Guarnieri (Tietê, 1907 – São Paulo, 1993)
Ponteio nº 45
Zequinha de Abreu (Santa Rita do Passa Quatro, 1880 — São Paulo, 1935)
Branca – valsa
Francisco Mignone (São Paulo, 1897 – Rio de Janeiro, 1986)
Congada – do Lundum editado por Martius
Antonio Passarelli (Castel Ruggero em Salerno, Itália, 1889 – Birigui, 1967)
O Biriguiense – dobrado – arranjo de José Gustavo Julião de Camargo
Jorge Galati (Pizzo em Catanzaro, Itália, 1885 – Marília, 1968)
Saudades de Matão – valsa sertaneja
Anônimo brasileiro do século XIX
Moreninha – modinha – arranjo de Rubens Russomanno Ricciardi
Radamés Gnattali (Porto Alegre, 1906 – Rio de Janeiro, 1988)
Divertimento para marimba e cordas
Claudio Santoro (Manaus, 1909 – Brasília, 1989) com poemas de Vinícius de Moraes (Rio de Janeiro, 1913-1980) e arranjos de Rubens Russomanno Ricciardi
– Ouve o silêncio
– Acalanto da Rosa
Rubens Russomanno Ricciardi (*Ribeirão Preto, 1964)
Menina paulista – poema de Lucília Junqueira de Almeida Prado (primeira audição)
Heitor Villa-Lobos (Rio de Janeiro, 1887-1959)
Trenzinho do Caipira das Bachianas Brasileiras nº 2 – poema de Ferreira Gullar
César Guerra-Peixe (Petrópolis, 1914 – Rio de Janeiro, 1993)
Mourão – versão com sopros e percussão por Rubens Russomanno Ricciardi