Apresentações terão regência de Reginaldo Nascimento e participação do violonista Gustavo Costa
A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto apresenta dois concertos em abril. No sábado, 16, a tradicional série Concertos Internacionais, e no domingo, 17, a série juventude tem Concerto – esta com entrada livre. As apresentações terão regência de Reginaldo Nascimento e solos do violonista Gustavo Costa.
Dois compositores estão no programa deste mês: o brasileiro Heitor Villa-Lobos, considerado a principal figura da música na Semana de Arte Moderna de 1922, e o ucraniano Serguei Sergueievitch Prokofiev, muito conhecido pelo balé Romeu e Julieta e a obra Pedro e o Lobo.
Gustavo Costa
Gustavo Costa é bacharel pelo Instituto de Artes da UNESP. Seguiu seus estudos de violão nas classes de Franz Halász na Alemanha (Hochchule für Musik Nürnberg-Augsburg: 1998-2001) e de Pablo Márquez na França (Conservatoire National de Région – Strasbourg: 2001-2003). De volta ao Brasil em 2004, se aprofundou no processo de transcrição de obras para violino de Béla Bartók e J. S. Bach, obtendo o mestrado e o doutorado em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
Foi premiado em concursos de interpretação no Brasil, na França e obteve o segundo prêmio em dois dos mais prestigiados concursos internacionais da Espanha, o XXIV Certamen Internacional de Guitarra Andrés Segovia (2008, 2009 2010) e o XXXVII Certamen Internacional de Guitarra Francisco Tárrega (2003), quando recebeu também o prêmio votado pelo público.
De 2010 a 2018 foi membro do Quarteto Brasileiro de Violões, tendo recebido o prêmio de melhor CD de música clássica em Grammy Latino 2011 com o CD – Brazilian Guitar Quartet plays Villa-Lobos. Se apresenta solista ao violão e à viola caipira em festivais no Brasil e no exterior, incluindo atuações frente a orquestras.
Programa:
Série Concertos Internacionais
Série Juventude Tem Concerto
H. VILLA-LOBOS (1887-1959) – Bachianas Brasileiras n. 9 para Orquestra de Cordas (10’)
Prelúdio: Vagaroso e místico
Fuga: Poco apressado
H. VILLA-LOBOS (1887-1959) – Concerto para Violão e Orquestra (20’)
I. Allegro Preciso – Poco meno
II. Andantino e Andante
III. Allegretto non tropo
S. PROKOFIEV – Sinfonia n. 1 em Ré maior, Op. 25 “Clássica” (15’)
I. Allegro
II. Larghetto
III. Gavotta
IV. Finale: Molto vivace
AGENDA
Concertos Internacionais: 16/4, sábado, 19h
Juventude tem Concerto: 17/4, domingo, 10h30
Local: Theatro Pedro II
Regência: Reginaldo Nascimento
Solista: Gustavo Costa (violão)